quarta-feira, 24 de maio de 2017

Caráter X Reputação - Quem realmente somos?

Somos filhos Deus.

Então consequentemente se somos filhos de Deus Ele é o nosso Pai.

Nosso Pai Celestial reina, em um reino não feito por mãos humanas, não é um reino igual ao da Rainha Elisabeth que possui casas, posses, um país só dela, algo físico.

Nosso Pai possui um Reino invisível que está dentro daquele que o recebe como Pai e Rei.  Lucas 17:20-21

Nesse Reino (assim como em todo o Reino), existem princípios que o nosso Pai estabeleceu e que precisamos viver.
São vários esses princípios, a maioria deles são incompreendidos pelo sistema que rege esse mundo.
Vamos Falar de um deles hoje.
Ele se chama caráter.
Mas para falarmos de caráter, precisamos também saber o que é o oposto dele: o seja -  a Reputação.

Vamos fazer uma comparação entre Caráter e Reputação.

Os dois ainda confundem a muitos, pois parecem ser a mesma coisa, mas na verdade são totalmente opostos.

Vamos falar um pouco deles:

Significado Caráter:  Caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral. É a firmeza e coerência de atitudes.
Os pensamentos resumem o ser, e assim definem o caráter de um indivíduo. Explicar...

Significado Reputação: Reputação (do latim reputatione) é a opinião (ou, mais tecnicamente, uma avaliação social) do público em relação a uma pessoa, um grupo de pessoas ou uma organização. Constitui-se num importante fator em muitos campos, tais como negócios, comunidades online ou status social.
Conceito obtido por uma pessoa através do público ou da sociedade em que vive. 

Resumindo...

Caráter é aquilo que você é, reputação é apenas o que os outros pensam que você é.
Reputação é o que as pessoas pensam ao meu respeito. Caráter é o que eu sou quando ninguém está me olhando.
O caráter de um homem é a realidade dele mesmo. Já a reputação é a opinião que as pessoas formaram a seu respeito. O caráter está nele; A reputação está nos outros, o caráter é a substância, a reputação é a sombra.
Caráter é igual a sangue: é único; e está dentro da pessoa
Reputação é igual a roupa: existem várias; cobre o corpo; suja; mancha; rasga; e com passar do tempo, não serve mais.
A reputação atrai Homens, mas o caráter atrai a Deus.
Caráter é o que Deus vê, reputação é o que os homens veem.

Deus não se preocupa com o que somos diante de homens mas o que somos quando estamos sozinhos, pois ali agimos como realmente somos, sem disfarces, mentiras e mascarás.

Vamos Ver um exemplo:

Atos 4:32 – 5:11.

Muitos já sabem dessa história. Após Jesus subir ao céu as igreja continuou, com união, força e unção, todos tinham tudo em comum, não existia um mais rico ou mais pobre entre a comunidade.
Todo a renda era depositada aos pés dos apóstolos e eles repartiam de acordo com a necessidade de cada um. V. 35
Um homem Chamado Barnabé, vendeu um campo e depositou todo o dinheiro do campo aos pés dos apóstolos e eles dividiam entre a igreja.
Mas, existia um casal Ananias e Safira, eles assim como Barnabé, venderam um campo, mas entraram em acordo e pegaram parte desse dinheiro para eles e o resto levaram aos apóstolos.
Eles mentiram, acreditando que jamais seriam descobertos, mas aí vem nosso Deus, que não existe nada que fique escondido diante dele e revelou para Pedro a mentira. Ananias como consequência morre instantaneamente v. 5. Pois como Pedro disse no v. 4: Não mentiste aos homens mas a Deus.
Depois de um tempo a esposa de Ananias vem e Pedro pergunta se realmente eles tinham vendido o campo pelo valor que depositaram, e safira mente também. E como consequência tem o mesmo fim do seu marido.
Queridos. Essa história não é bem vista e nem muito pregada, mas faz parte da palavra e Deus quis que aprendêssemos dela.
Ananias e Safira agiram diferente de Barnabé. Eles mentiram, pensando não no que Deus via mas no que Pedro via e pensaria a respeito deles.
Em seu coração existia a preocupação com o que a igreja e os apóstolos iam pensar, mas em nenhum momento se preocuparam com a opinião de Deus.
Eles infelizmente se preocuparam com a reputação e não com o caráter.
Diante de Deus, o que prevalece é o caráter. Deus não liga para o que pensam ou dizem ao nosso respeito mas ao que somos quando ninguém vê.
A reputação é algo externo.
Mas o caráter é interno.
Quando falamos em caráter, falamos do nosso coração. Não estou falando daquele órgão que pulsa sangue que é de carne, mas do centro da nossa vida, a fonte de nosso pensamento e vontade.
Deus não vê como o homem vê Deus olha quem somos, já o homem olha o que aparentamos ser. 1 Sm 16:7.
Jesus dizia ao povo: Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial.
Mateus 6:1
E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.

Mateus 6:5-6
Deus valoriza o que somos no secreto, por isso Jesus falava tanto sobre isso.
Se o focarmos na nossa reputação, não iremos focar no nosso caráter.
Jesus não estava nem ai para a sua reputação, por diversas vezes as pessoas falavam mal dele dizendo que ele era um filho de carpinteiro, um endemoninhado, um comilão e beberrão. Jo 10:20-21, Jo 8:49,52, Mt 11:19, Mc 6:3.
Jesus se preocupava em fazer a vontade de Deus. João 4:34, João 6:38, João 5:30, Lucas 22:42.
  
Diante de tudo isso vem a pergunta:
Quem somos quando ninguém nos vê?
Será que se Deus pegasse o nosso interior e expusesse diante de nós, vizinhos e irmãos será que seríamos envergonhados?

Muitas vezes Deus irá nos colocar em momentos de pressão para revelar o que está em nosso coração.
E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.
Deuteronômio 8:2

Deus fez isso com o povo de Israel e fará também conosco quantas vezes forem necessárias.

Agiremos e reagiremos sempre de acordo com o que somos e não com o que aparentamos.

É uma gaveta que fecha em nosso dedo, é o dedinho do pé que bate no pé da mesa, é uma correção vinda do nosso pastor, é quando somos contrariados que sabemos o que está em nosso coração.

Deus sonda os nossos corações e não nossa reputação. Jr 17:10

Deus age como um oleiro que ao analisar o vaso, vendo que ele está rachado quebra e faz de novo.
A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:
Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas, como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel. Jeremias 18:1-6


Deus não reforma vaso ele quebra e faz de novo.
Deus não olha para a beleza do vaso, não adianta questionarmos a Deus dizendo:
Pai eu levei tantos anos para conquistar essa reputação, olha como sou um vaso bonitinho... Não aceito ser quebrado.

Deus não olha para a beleza do vaso, ele olha para a condição do vaso.
Ele sonda nosso interior e se ele ver que não estamos aptos para sermos usados por ele, ele vem e nos quebra e nos faz de novo. Quantas vezes forem necessárias, quantas vezes foram necessárias, quantas vezes forem necessárias...

E nessa hora, na hora da quebra e recriação do vaso, que serão necessárias a renúncia de nossa vontade, renúncia de um cargo, de um título, de um namoro, de horas e horas na internet de coisas que irão nos custar e que não agradam a Deus, pois como disse Deus irá nos quebrar e refazer quantas vezes forem necessárias.

Davi e Saul são um exemplo claro disso.

Os Dois pecaram, mas o posicionamento dos dois diante da quebra e reconstrução foram diferentes:

-Saul teve medo de perder o reino, não aceitando a quebra e a reconstrução de Deus. 1 Sm 18:6-8
(Após Davi ter pecado com Bate-seba, ele pediu para que deus não retirasse dele a Sua presença)

- Davi não se importou em perder uma posição de rei, se preocupou em perder o espírito Santo. Sl 51:10-11
(Após Saul ter desobedecido a Deus, Saul foi quebrado por Deus ao perder seu reino e ao ver q Davi estava sendo melhor que ele, teve medo de perder o reino)

Reputação não sustenta unção somente o caráter sustenta.

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. (Coisas internas caráter.)
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? (Coisas externas- reputação)
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.

Mateus 7:21-23
O fato de ir domingo a domingo na igreja não me faz ser Verdadeiro Filho de Deus. Mas fazer a sua Vontade ser verdadeiro quando ninguém me vê isso me faz ser d’Ele.

Sem caráter as coisas não vão fluir em nós. Deus sabe quem somos e isso é o que mais vale.


Quem queremos ser?
Pessoas que buscam viver uma boa reputação, tendo elogios tais como: Como ele prega, como ele canta, como ele toca, ele é uma benção....
Ou buscar viver um caráter admirável por Deus, mesmo que muitos façam conosco o que fizeram com Jesus, zombando de nós?

Esse é o caminho que Deus tem nos mostrado...

E o passo a ser dado é reconhecermos nosso pecado, reconhecermos que não somos os “santos”, mas pecadores buscando sermos e aceitando sermos quebrados e moldados por Deus.

0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou disso?

Tecnologia do Blogger.