sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Papo 100 Censura #47: Vox Populi non Vox Dei Est - Parte 4


         Boa tarde caros amigos do Blog O Jovem e o Mundo! Hoje em nossa coluna Papo 100 Censura vamos continuar nossa série sobre ouvir a Voz de Deus. Recapitulando um pouco do que tratamos nas últimas semanas, como cristão, você precisa aprender a ouvir Sua voz para poder ter uma jornada abençoada na terra. Ouvir Sua voz vai te ajudar a errar menos em suas decisões, desde que você as coloque diante Dele para o auxiliar.Dissemos também que quanto mais você buscar intimidade com Deus através das disciplinas espirituais (oração, jejum, meditação e estudo da Palavra), mais você estará apto a ouvi-Lo ,trazendo assim direção para sua vida. Na semana passada, falamos sobre o principal meio de comunicação de Deus com você: A Bíblia. Nosso manual de instruções serve para nos auxiliar. É a herança com todos os conselhos que precisamos para uma vida vitoriosa na terra. Precisamos conhecer a Palavra para sabermos se as outras maneiras de ouvir a voz de Deus são verdadeiras ou não. Segundo a Palavra de Deus:

Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado! Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado! Gálatas 1:8-9

        Desta forma reiteramos que as experiências sobrenaturais que temos com Deus são válidas e muito importantes para o cristão de vertente pentecostal, porém não deve substituir uma base bíblica sólida em sua vida. Gostaria de citar outras maneiras como você pode ouvir a Deus. Muitas vezes, jovens compartilham sonhos que tem e não sabem discernir se eles vem de Deus ou são algo ruim em suas vidas. Esta seção vai te ajudar a entender um pouco melhor essas experiências.

1) Deus fala através de sonhos e visões.

E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões. Joel 2:28

        Esta promessa foi cumprida com o Pentecostes prometido e recebido por aqueles que esperaram por isso conforme a ordem de Cristo. O primeiro avivamento foi gerado através deste movimento na igreja e cresceu muito em seu início. Mas quem pode ter sonhos ou visões? Segundo a Palavra que o próprio Deus deixou com Moisés o critério é o seguinte:

e ele disse: "Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do Senhor, a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele. Números 12:6

       É necessário estar preparado para receber algo vindo do Alto, porque o profeta era alguém separado por Deus para seu propósito. Se estivermos de qualquer maneira espiritualmente, não saberemos distinguir o sonho ou a visão que estamos recebendo. Por isso a receita para todas as maneiras de ouvir a Voz de Deus é buscar desesperadamente intimidade com Deus. 

     Sonhos e visões eram práticas muito comuns no Antigo Testamento. 

Daniel e seus amigos receberam esta capacidade de entender sonhos e visões e mostrar seu significado para aqueles que a receberam.

A esses quatro jovens Deus deu sabedoria e inteligência para conhecerem todos os aspectos da cultura e da ciência. E Daniel, além disso, sabia interpretar todo tipo de visões e sonhos. Daniel 1:17
   
         Vemos através deste texto que a capacidade para entender esses sonhos também é dada por Deus... é algo sobrenatural... Existe muito "achismo" nesta área que são apenas opiniões a este respeito, mas as vezes não saberemos o que esperar de outras pessoas. Então um bom indicativo a respeito de como entender sonhos e visões é orar por paz com relação a ele. Não vamos entrar em detalhes a este respeito, apenas queremos mostrar a base bíblica para esta maneira de comunicação com Deus. Sonhos dados precisam ser interpretados para que tenham um significado. Ore a Deus pedindo discernimento. Cuidado com aquelas fórmulas prontas que falam que determinada coisa significa determinado valor. Isto é subjetivo e não pode ser um padrão. Dizer que sonhar com um cachorro por exemplo, significa dificuldade é complicado, pois tem a ver com interpretação de sonhos de cunho astrológico ou exotérico que nada tem de bíblico. Então tome cuidado com essas fórmulas prontas, elas podem levá-lo ao engano. Em minha opinião, se você teve um sonho que está em dúvida sobre o que ele significa, faça uma revisão sobre sua vida e veja se ele se encaixa no momento em que você está vivendo. Caso não, converse com seu líder, ou um cristão maduro que podem opinar sobre ele. Não caia na armadilha de viver em função de sonhos e visões, a margem de erro é muito grande. Como cantamos em nossas canções: Vivemos pela fé e não pela visão!

        Na próxima semana, falaremos sobre a comunicação através de profecias. Como você pode ter certeza de que a palavra liberada por alguém vem mesmo de Deus?

       Caso tenha alguma dúvida sobre este assunto, você pode deixar nos comentários que tentaremos abordar antes do final da série! Fiquem com Deus e tenham o melhor final de semana de sua vida!

Pastor Eduardo Medeiros

0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou disso?

Tecnologia do Blogger.