sexta-feira, 15 de maio de 2015

Papo 100 Censura #34: Relacionamentos Sem Neurose 6 - Como começar um relacionamento?

Bom dia, caros amigos da coluna Papo 100 Censura! A coluna de hoje surgiu da dúvida de um jovem que nos procurou para conversar a respeito de uma pessoa que ele conheceu e a preocupação do casal de como ter certeza se o relacionamento está de acordo com os preceitos bíblicos e como eles podem começar um relacionamento da melhor maneira possível.

Desta forma, podemos conversar com vários outros casais que desejam de maneira sincera terem um namoro que não venha a gerar traumas nem sofrimentos para nenhum dos dois.

Para facilitar, vamos tratar este tópico com algumas dicas que você que está pensando em começar um relacionamento pode ler antes de iniciar o namoro.

1) Responda claramente: qual é a razão pela qual você deseja iniciar o namoro?

      Se você não consegue responder esta pergunta, melhor nem começar. O simples fato de não ter um propósito claro para ambos estarem juntos já mostra que este namoro não tem razão de ser. A sociedade mostra relacionamentos fugazes que não tem outra função do que satisfazer o prazer sexual de nossos jovens. Isso gera uma série de traumas no longo prazo para os envolvidos como já tratamos em textos anteriores aqui na coluna. Medo de ficar sozinho não é motivo para iniciar um namoro, passar o tempo com alguém também não é justificativa para iniciar algo mais sério. A única justificativa plausível para um namoro existir é que ambos desejam buscar um relacionamento duradouro para toda a eternidade através do casamento. Não está pronto para isso? Então não está pronto para namorar. Este é aliás um excelente termômetro para avaliar a maturidade do casal...

2) Orem juntos por um tempo determinado para terem paz a respeito do namoro.

      Antes de iniciarem um namoro, busquem a Deus por um tempo pré-estabelecido entre vocês e sua família. Importante salientar que este é um tempo separado de oração onde ambos vão orar pelos mesmos interesses. Oração juntos sozinhos em um quarto por exemplo, estabelece intimidade, que não é apropriado para antes do casamento. Mas você pode me perguntar: Tá mas Eduardo, se ficarmos só orando o que teremos para fazer neste tempo? A resposta é simples: cultive a amizade com sua futura namorada, namorado! Antes de ser um namorado ou namorada seu companheiro de jornada deve ser SEU AMIGO por toda a vida. Aproveite este tempo para cultivar esta amizade.

3) Posso ter ciúmes desta pessoa? 

      Enquanto estiverem neste tempo, tecnicamente vocês não tem nenhum compromisso um com o outro. Neste sentido, o dever de cada um neste "pré-namoro" deve ser buscarem a Deus para vocês mesmos. Assim, não caberia ciúmes bobos neste período. Lembre-se que neste tempo além de orar, vocês estão se conhecendo o caráter e o temperamento de cada um. Se demonstrarem ciúmes nesta fase, com certeza ele será pior mais tarde. Ciúmes diz respeito a medo de perder, e quem ama não sente medo.

4) Tudo está claro com suas famílias?

       Segredos e mentiras não vão ajudar vocês neste processo. Os pais de vocês sabem de suas pretensões? Quando saírem seus pais sabem para onde estão indo? Honrar seus pais é certeza de que estão começando com o pé direito algo que vai durar por toda a vida.

5) Deus é o centro da vida de vocês?

      Se uma rotina de oração e leitura da Palavra não for estabelecido ANTES do casamento, depois provavelmente vocês não conseguirão estabelecer isso. Que o Senhor seja sempre o centro da vida de vocês. 

6) E o Resultado?

     Se após o período de oração vocês perceberem que não devem permanecer juntos, continuem amigos. Ninguém vai sofrer, pois não começaram nada de fato. Caso entendam que devem dar continuidade ao processo, terão muito mais certeza de que o que estão fazendo está dentro dos planos de Deus para suas vidas.


Deus abençoe muito sua vida e suas decisões! 


Pastor Eduardo Medeiros
      

0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou disso?

Tecnologia do Blogger.