sexta-feira, 24 de abril de 2015

Papo 100 Censura #33 - Relacionamentos sem Neurose 5: A face oculta do amor






Bom dia a todos os nossos amigos que curtem hoje nossa coluna aqui no Jovem e o Mundo! Que esta seja a melhor sexta-feira de sua vida! Eu gostaria de conversar com vocês neste dia a respeito da aparência do amor. Quando esta palavra vêm na sua cabeça, qual imagem surge? Podemos a princípio achar simples definirmos amor, mas a própria sociedade tem diferentes maneiras de encarar o amor. Antes de falar do verdadeiro conceito de amor, gostaria de falar sobre o que NÃO é o amor.


1 - Alma Gêmea



Alguns dizem que amor está vinculado a encontrar a pessoa certa, uma espécie de alma gêmea.Desta forma o amor deve ser encontrado em outra pessoa que foi predestinada a ela. Se isso for verdade, o amor não passa de uma casualidade e a probabilidade de você encontrar o amor é muito difícil, afinal somos mais de seis bilhões de seres humanos na terra. A chance de encontrar A pessoa certa, uma alma gêmea, é praticamente impossível. Você poderia ganhar milhares de vezes na loteria antes de encontrar um par entre toda a raça humana. Neste sentido, ao encontrar uma pessoa e colocar sobre seus ombros a responsabilidade de ser Esta pessoa especial, gerará muitas expectativas que serão frustradas no futuro. Ser uma alma gêmea pressupõe que ela foi encontrada em meio a bilhões de outras pessoas. Isso gera medo com relação a se a escolha está correta e com o medo, o ciúme será manifestado, gerando stress, tensão entre o casal, e muitos problemas futuros. Quem ama confia e quem confia não tem ciúmes. Segundo a Palavra de Deus:

No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor. 1 João 4:18

Abordamos o tema do ciúme em nosso décimo segundo papo 100 Censura, caso você não seja deste tempo ou queira relembrar, segue o link do texto:


O que existe em um relacionamento de sucesso são duas pessoas imperfeitas lutando com todas as forças para que esta aliança dure para sempre. Uma pessoa certa onde seu único esforço seria o de encontrá-la em meio à multidão e a partir deste momento apenas desfrutar da beleza de um relacionamento, isso não existe no mundo real.

2 - Padrões de Beleza



Outros podem dizer que o amor é para poucos Apenas para aqueles que estão dentro do padrão de beleza da sociedade que são os bonitos. Você enxerga um casal como o da foto acima e pensa:"- puxa vida eles se amam! Olha como são bonitos! Um casamento desses não tem como dar errado!" Se esta ideia estiver correta, o amor seria apenas para aqueles que foram agraciados com uma aparência de acordo com o padrão deste século. Como já discutimos em nosso décimo sexto papo sem censura, o padrão de beleza muda o tempo todo ao logo da História e a maioria das pessoas não se adequará ao padrão da vez. O amor é para poucos? NÃO!!! Ele foi deixado para toda a humanidade, basta encontrá-lo. Se você não leu nosso papo sobre padrões de beleza acompanhe no link abaixo:



Se o amor é para todos, o que a Bíblia nos diz que mostra que pessoas comuns como eu e você caro leitor podem se apoiar com relação ao verdadeiro amor?

Romanos 8:35-37

Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito:Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia;Somos reputados como ovelhas para o matadouro.Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.


3 - Sexo



Outros acreditam que o amor tem a ver com sexo. Neste sentido, uma relação sexual seria igual ao amor. Muitos tem colocado suas expectativas no sexo para suprir o vazio de seu interior. Mas após o ato as coisas são solitárias. O sexo foi criado com uma tripla função: reprodução da espécie, prazer ao casal e criar um laço de alma santo entre os envolvidos. Esta é a razão pela qual pregamos contra o sexo antes do casamento. Segundo a Bíblia:

1 Coríntios 6:15-18
Vocês não sabem que os seus corpos são membros de Cristo? Tomarei eu os membros de Cristo e os unirei a uma prostituta? De modo nenhum! Vocês não sabem que aquele que se une a uma prostituta é um corpo com ela? Pois, como está escrito: "Os dois serão uma só carne". Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele. Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo.

Desta forma, qualquer relação sexual gera a união das almas dos envolvidos. Quando esta união acaba, o emocional de cada um é rompido e, espiritualmente, pedaços de ambos estão agora impregnados em cada um. Como folhas coladas que ao tentarmos separar rasgaremos as folhas, assim as almas ficam despedaças. Muitos continuam neste caminho de degradação, transando e separando, iniciando inúmeros laços de alma profanos que trará uma terrível consequência para os envolvidos. O mundo tem tanto esta associação entre amor e sexo, que o termos "fazer amor" é sinônimo de sexo. Porém se isso fosse verdade, o amor poderia ser comprado em qualquer esquina, seria algo animal e puramente instintivo.

Falamos mais sobre os laços de alma em nosso quinto papo 100 censura. Para relembrar:



4 - Paixão
Outros confundem o amor com a paixão. Algo explosivo e irracional. 
Colossenses 3:5
Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.

Como falamos bastante sobre a paixão a duas semanas, não vamos abordar o tema. Você pode ler o texto na íntegra no link:


5 - Felicidade

Outros dizem que o amor é sinônimo de felicidade. Merecemos o amor porque ele nos dará felicidade em nossa vida. Mas o amor fosse isso, seria egoísta.

Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’ ". Atos 20:35

Nos relacionamos, ou pelo menos não deveríamos, para sermos felizes, mas sim para fazer o outro feliz. Na medida em que faço isso, recebo felicidade em troca de volta e cumpro meu propósito na terra.Quando busco meus interesses sou egoísta e não consigo manifestar o amor de Cristo neste mundo.


Neste ponto podemos nos frustrar e dizer, bom se o amor não é nada disso, então ele não existe, certo? Errado! O amor é mais que um sentimentoNós podemos dizer que o amor é um sentimento, mas seria muito pouco se pudéssemos apenas sentir-lo. A maior expressão de amor foi profetizada por volta do século VII antes de Cristo através de Isaías em um cenário terrível:

Isaías 8:8b

Seus braços abertos se espalharão por toda a tua terra, ó Emanuel!

Setecentos anos depois desta profecia, alguém muito especial disse algo que mudaria a História para sempre:

Mateus 26:1-2

Tendo dito essas coisas, disse Jesus aos seus discípulos: "Como vocês sabem, estamos a dois dias da Páscoa, e o Filho do homem será entregue para ser crucificado"


Com braços abertos, seu coração será exposto. E muitas vezes ele vai sangrar por aqueles que você ama.

Todas as vezes que pensarmos em amor, esta deveria ser a imagem a vir em nossa mente:



Ao nos consideramos cristãos, devemos receber de bom grado todas as prerrogativas que esta função dos exige:

Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. Gálatas 2:20

Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada. 
Romanos 8:17-18

O amor a Deus é uma jornada que também nos levará ao sofrimento por causa de quem Ele é e por causa do mundo que O odeia. Mas mesmo sofrendo por Cristo, seremos mais felizes do que em qualquer situação que o mundo nos oferecer. Pois nada se compara em estar na Sua Presença. Não seremos os mais conhecidos, os mais amados pelo mundo, os mais populares... Se o mundo odiou a Cristo, nos odiará também, mas com Ele tudo estará perfeito sempre!

Se você está solteiro esperando por um amado ou uma amada, e nada acontece, se alegre!!!! (O que? Este Eduardo deve estar mesmo doido da cabeça) O próprio Deus quer exclusividade no relacionamento com você! Sua amada vai chegar, seu amado vai chegar! 
Mas enquanto isso, mergulhe no relacionamento com Deus, sua vida no futuro quando se casar será muito melhor do que se estivesse comprometido hoje.

O amor entre um casal só será pleno, quando um homem e uma mulher reconhecerem que o verdadeiro amor não vem de um romance, da paixão, do sexo, da intenção de felicidade, mas de Deus e de Seu infinito Amor por eles. Quando somos impactados pelo amor de Deus, temos o Amor Dele para distribuir e entregar para aquela pessoa que estará conosco até o final de nossas vidas!

Lembre-se: você pode perder de tudo na vida, mas uma coisa você precisa guardar.


Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.Provérbios 4:23


Tenha uma ótima sexta-feira e seja feliz! Com Jesus!


Pastor Eduardo Medeiros

Acompanhe a série:






0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou disso?

Tecnologia do Blogger.