sexta-feira, 17 de abril de 2015

Papo 100 Censura #32 - Relacionamentos Sem Neurose 4: Namoro e Sexo Casual



Bom dia para você que nos acompanha do mundo inteiro a partir do Blog o Jovem e o Mundo! Estamos muito felizes com a série Relacionamentos sem neurose de nosso papo 100 Censura, pois temos recebido muitas mensagens com dúvidas e testemunhos de nossos leitores e leitoras. Na medida do possível, estamos respondendo as questões e falando a respeito dos testemunhos contados e aprovados para compartilhar com vocês. 

Neste quarto capítulo da série, vamos abordar um dos assuntos mais conhecidos, e menos aplicados em nossos dias: o namoro e o sexo.

Muitos casais nos procuram ao longo de sua caminhada e a expressão quando ouvimos: "Pastor, precisamos conversar", em 80% dos casos o assunto está relacionado ao sexo durante o namoro. 

Todo cristão sabe que o sexo antes do casamento não está de acordo com os ensinamentos da Palavra de Deus, porém temos um número cada vez maior de relacionamentos acontecendo em nossos grupos de jovens, dentro de nossas igrejas. Se este é um assunto bastante abordado, porque os jovens continuam mantendo relações sexuais proibidas durante um namoro que apresenta uma enorme probabilidade de fracassar antes que o casamento chegue?

É para responder a esta pergunta que resolvi escrever sobre este tema. 

Vivemos na geração da informação... o acesso a qualquer assunto que se pretenda aprofundar está a um clique de distância. Então como é possível ainda existirem adolescentes engravidando por causa de uma única relação com um namorado ou como dizem  "ficantes"?

Acredito que a resposta para esta questão está na ausência de figuras que inspirem confiança em nossos jovens e adolescentes. Vivemos na era da falta de Referências que instruam e que falem e os jovens os ouçam... Liderança através do exemplo, de maneira especial na área de relacionamentos é a lacuna que a igreja precisa preencher de maneira urgente. São poucos os casais que apresentam um testemunho sólido na área do casamento que possam realmente instruir aqueles que estão buscando o casamento. Vivemos na segunda geração após a liberação sexual da década de 70. Somos filhos daqueles que foram jovens durante Wood stock. A consequência direta desta liberação sexual foi o aumento no número de separações e divórcios que vêm aumentando ano a ano, na medida em que as próximas gerações já nascem dentro de um lar com pais separados. Muitos lares sem pais presentes, com mães ocupadas demais tentando ganhar o pão de cada dia para o sustento dos filhos gera um ambiente propício para que as crianças não recebam a instrução que deveriam em suas casas. Com pais que vêem os filhos a cada duas semanas por dois dias, não é possível criar intimidade para que o filho e a filha possam se abrir com seu pai. Com o bloqueio da comunicação, o jovem busca suas informações fora de casa através dos amigos. E, ao que tudo indica seja este o maior problema para os jovens...

Em uma sociedade permissiva, tudo o que a mídia mostra acaba se passando como verdade, e o sexo está impregnado em todos os níveis desta mídia. Em todas as novelas, quase todos os filmes e séries o sexo está presente na sociedade.

Mas a igreja está imune a essas coisas, correto? Investimos nosso tempo na leitura da Palavra, na oração e no jejum, por isso os namoros cristãos são santos e de acordo com a Bíblia, certo? Infelizmente não é o que temos visto em nossa geração. Transformamos aquilo que é santo em profano e preferimos o padrão do mundo do que padrão do Céu para nossas vidas em muitos momentos.

Quais são os efeitos da prática sexual antes do casamento? Temos um texto completo a este respeito em nosso quinto papo 100 Censura e você pode reler ou ler pela primeira vez no link abaixo:

Papo 100 Censura 5: Test Drive Sexual, Pode?

De maneira parabólica, para que você possa entender de maneira efetiva vamos explicar da seguinte forma:

Cada relacionamento sexual que você tiver em sua vida gerará um vínculo, uma fusão de almas entre as duas pessoas envolvidas. Imagine que você é uma folha de papel azul se for menino e uma folha rosa se for uma menina. Quando existe o envolvimento sexual, estas duas folhas são coladas uma à outra, pois segundo a Palavra de Deus o sexo tem uma função única na História: a de unir o casal e gerar o conceito de Uma-só-carne entre o casal.

Vocês não sabem que aquele que se une a uma prostituta é um corpo com ela? Pois, como está escrito: "Os dois serão uma só carne". 1 Coríntios 6:16

Este texto deixa mais claro que o dia que não é o casamento que gera a união de uma só carne, mas o ato sexual, incluindo o sexo casual, pois não existia no tempo de Paulo sexo mais casual que uma relação com uma prostituta.

Caso este relacionamento termine, é necessário que as folhas, antes coladas retornem ao estado inicial e busquem outra página para se colar. Você acha que as folhas estariam na mesma condição de antes da colagem inicial?



O resultado emocional e espiritual desta separação será carregar partes da pessoa com você, pois o propósito original do sexo entre o casal para além da procriação e multiplicação da espécie é a de estabelecer um poderoso e inquebrável vínculo entre o casal. Então com partes da folha anterior grudadas em nós partimos para o próximo relacionamento. Nos envolvemos uma vez mais, outro laço de alma é estabelecido e, caso ele acabe, outra ruptura violenta acontece, e assim sucessivamente.

Muitos se perguntam porque não têm sorte no amor, parece que algumas pessoas são verdadeiros "imãs" para atrair pessoas que as farão sofrer. Muitas vezes este processo de união e ruptura aconteceu tantas vezes que a pessoa carrega traços da personalidade das pessoas com as quais se relacionou anteriormente. Com isso acaba sendo atraída pelo mesmo tipo de pessoa que ela gostaria de evitar.

É neste sentido que a virgindade até o casamento deve ser o alvo de nossos jovens e o nosso discurso para esta geração: Imagine a maravilha de uma única folha colada a você em perfeito estado sem outros pedaços incorporados em seu coração? Uma única pessoa para se entregar e confiar? Aquele ou aquela que será sua companheira até o fim de seus dias?

Não troque uma noite de luxúria por uma vida de segurança e prazer sem fim após o casamento. Aquele que disse que é necessário experimentar muito antes de escolher pensa com seus órgãos genitais e não com seu cérebro, portanto não merece confiança. A Palavra de Deus nos diz que:

Acima de tudo, guarde seu coração, pois dele depende toda a sua vida. Provérbios 4:23

Em nosso papo sobre namoro já demos nossa opinião para aquele ou aquela que pede sexo como prova de amor e você já sabe o que fazer com esta pessoa. Não lembra? Leia aqui:

Papo 100 Censura #30: Namoro

O namoro sem propósito é algo nocivo porque quando não sabemos para onde estamos indo, qualquer ônibus que pegarmos nos levará a algum lugar. Quando namoramos apenas por namorar o resultado será sexo... Credo Edu, você não está exagerando? Não não estou... Nossa coluna chama Papo 100 Censura, certo?

Meninas, não entreguem seu coração para qualquer aventureiro que hoje estará com você em um relacionamento tórrido e passageiro para que a solidão não a encontre ali na esquina. Espere em Deus, Ele tem o melhor companheiro de jornada para você. O casamento, quando dentro da perspectiva bíblica será a maior aventura da qual você poderá viver.

Meninos, tire as escamas do padrão de beleza que o mundo incutiu em sua cabeça nos filmes e comerciais. Não procure uma mulher apenas pela casca, porque conteúdo é fundamental sim. Lembre-se de que passar a vida toda com alguém apenas pela beleza exterior é uma burrice pois esta beleza passa, mas o conteúdo permanece e melhora com o tempo.

Para ambos, não esqueçam que tudo o que é oferecido demais, tem uma boa probabilidade de ser ruim, pois as coisas de boa qualidade custam muito caro e não são oferecidas na rua por aí. O sexo foi planejado para ser o maior gesto de ternura e entrega entre um casal, não para ser algo raso e animal. Somos mais que animais, somos Filhos revestidos com o sopro divino em nossas vidas.

Entenda esta verdade e analise se o que seu namorado ou namorada merecem não é um até logo e passar bem, pois tudo o que não nos leva a lugar nenhum está ocupando o lugar dos verdadeiros propósitos de Deus para nossas vidas!

Tenha um excelente final de semana na Presença de Deus!

Pastor Eduardo Medeiros


0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou disso?

Tecnologia do Blogger.