sábado, 7 de fevereiro de 2015

E JESUS CRESCIA EM SABEDORIA

Olá pessoal! Esse é o primeiro de 3 posts que irei fazer falando um pouco sobre crescimento =) Espero que gostem e um sábado abençoado para todos!




E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.
Lucas 2:52

Jesus era realmente fantástico, em tudo o que fazia sempre havia excelência, agindo sempre guiado pelo Espirito Santo e com muito amor, nessa passagem do livro de lucas, vemos o relatando que Jesus crescia, em três etapas diferentes: em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens. E baseado nessas três etapas que quero explanar sobre três pontos sobre amadurecimento como Cristãos. E como primeira parte, o tema abordado hoje é sobre Sabedoria.


JESUS CRESCIA EM SABEDORIA: Antes de falar sobre sabedoria, quero iniciar o tema comentando um pouco sobre a nossa alma, que como a bíblia fala, é o  nosso coração. A palavra Alma é um termo derivado do hebraico nephesh, que significa vida ou criatura, e também do latim animu, que significa "o que anima", A alma é a fonte de todos os nossos desejos, bons ou maus, ela é parte do nosso ser que sempre quer tudo na hora, é a fonte de todas as sensações e sentimentos humanos, além de ser a responsável da comunhão humana com Deus. 


Porém quando um ser humano que não conhece a sabedoria divina, e não entende a dimensão da destruição que o pecado pode trazer para a sua vida, ele é guiado somente pela sua alma, tentando satisfaze-las em todo tempo, buscando assim a verdade felicidade, que ela só encontrará em Jesus Cristo.


Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.
Ezequiel 18:4


Volta, minha alma, para o teu repouso, pois o Senhor te fez bem. Salmos 116:7


Nesse ponto que quero falara sobre a importância da sabedoria, Há um "formula" muito simples que fala sobre sabedoria que eu acho fantástica, é a seguinte: SABEDORIA = CONHECIMENTO + EXPERIÊNCIA, ou seja é o conhecimento aplicado na prática. Conhecimento em poucas palavras é aquilo que adquirimos estudando e absorvendo, já a experiencia é colocar aquilo em prática, um exemplo simples: uma pessoas pode ter a receita de como fazer um bolo ( o conhecimento), porém ela pode nunca fazer o bolo (prática), e ela só será sábia em bolos quando ela fizer muitas vezes o bolo (conhecimento+prática).

Assim, nós como filhos de Deus temos que ter o conhecimento da Bíblia e colocar em prática o que formos aprendendo, esse é a melhor forma de adquirir a sabedoria. Conhecer a Deus está diretamente relacionado a leitura da Bíblia Sagrada e experimentar a boa e a perfeita e agradável vontade de Deus está relacionado em colocar nosso devocional com Deus em prática.


E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. 
O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.
Tiago 1:5-8

E nesse ponto que entra a alma, pois quando não enchemos o nosso coração com a palavra de Deus, e não colocamos em prática aquilo que temos aprendido sobre uma vida cristã genuína, começamos naturalmente a pecar. É simples assim, ou colocamos em nosso coração (alma) a sabedoria de Deus, que são os princípios ensinados na Palavra de Deus ou enchemos nosso coração com lixos e porcarias, alimentando o lado egoísta de nossa alma, levado nossa vida em direção ao pecado e a morte. Precisamos manter nosso coração limpo e com fé, através da renovação da nossa mente:

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. 
Romanos 12:2

Busque a sabedoria do senhor e alimente a sua alma com as coisas que agrada a Deus para que você possa crescer no Senhor em Sabedoria, assim como Jesus. E não perca o post do próximo sábado , que falaremos sobre Jesus crescia em estatura.

Wellington Dias de Paula
God Bless U

0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou disso?

Tecnologia do Blogger.