sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Papo 100 Censura #22 - Série Pecados Capitais - Avareza





      Bom dia e um excelente 2015 cravejado de experiências e da doce Presença de nosso Deus em sua vida! Não existe riqueza maior do que andar e viver na Presença de nosso Pai Celestial! 
      E por falar em riqueza, retomamos hoje nossa série sobre os sete pecados capitais aqui no nosso papo sem censura. O assunto de hoje é a AVAREZA. Em uma pesquisa rápida podemos definir avareza como:

Apego extremo ao dinheiro; cuja preocupação maior é juntar dinheiro.Ação ou maneira de se comportar da pessoa avarenta. P.ext. Que não demonstra generosidade; mesquinhez.

     A avareza se manifesta através de uma supervalorização do dinheiro. E neste ponto podemos perguntar a você nosso caro leitor: Qual é o valor do dinheiro? Vemos no noticiário todos os dias mortes que giram em torno do dinheiro. Pessoas morrem por causa de alguns trocados para trocar por drogas. Filhos matam pais para ficarem com o dinheiro da herança. Esposas matam esposos para ficar com a pensão. Acredito que em nenhum momento da história da humanidade uma vida valeu tão pouco. Digo isso para mostrar que nossa geração supervalorizou o dinheiro, colocando este valor acima do valor da vida humana. Na prática o dinheiro não tem valor algum. Ele é um pedaço de papel que tem a função de comprar coisas. O portador do dinheiro é quem atribui valor a este pedaço de papel.

     Mas porque um pecado relacionado ao dinheiro entrou na categoria de um dos pecados capitais? A Bíblia trata deste assunto mais do que salvação, intimidade e outros assuntos espirituais. Para ser mais exato com você, a Bíblia tem 1565 versículos falando sobre dinheiro e sobre administração financeira. Confesso que quando descobri isso fiquei me perguntando: "Porque Deus permitiu que tanto se falasse sobre um assunto "profano" ao invés de outros assuntos?" A resposta veio através do próprio Senhor Jesus:

Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas? Lucas 16:11

      Muitas coisas naturais em nossa vida revelam muito a respeito de nossa vida espiritual. Talvez nenhuma delas seja tão notória quanto nosso posicionamento com relação a como administramos os recursos que recebemos para viver nossa vida. A maneira como você lida com o seu dinheiro reflete como o seu coração é com Deus. Compras por impulso revelam um quadro de ansiedade que contradiz aquele que deve ser o nosso comportamento diante de Deus:

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. Filipenses 4:6

     Ou então depositamos no uso do dinheiro a esperança de suprir necessidades emocionais que deveriam ser supridas por nosso relacionamento com nosso Deus.

     Lidar com dinheiro mostra muito sobre nossa honestidade e caráter. Quando recebemos um troco a mais no supermercado, nós devolvemos? Quando encontramos um dinheiro na rua, nós pegamos? Quando pedimos dinheiro emprestado a um parente, nós devolvemos? 

    Devolver o dízimo de nossa renda é um antídoto contra um coração mesquinho e avarento. Na medida em que nos desprendemos do medo que a falta do dinheiro pode nos causar, nos abrimos para os milagres de provisão divinas.Encare sua vida financeira como uma ante sala de sua vida espiritual e testemunho de vida. Ao longo deste ano falaremos mais sobre administração financeira com vocês, para que não caiam no erro de ficar endividado para ter o último Iphone em mãos.

     A pessoa avarenta retém tudo aquilo que adquire por causa do medo de que no futuro venha a faltar e fique sem dinheiro. Por isso usam as mesmas roupas até rasgarem, economizam em detalhes que não acrescentam em nada suas vidas, e fazem de tudo para economizar de maneira doentia. Isso passa pela alimentação e diversas outras áreas. Normalmente usando os recursos de outras pessoas para que possam reter mais. O avarento tem recursos mas vive como um miserável. Esquecemos do que o apóstolo Paulo nos disse com relação à dinâmica do Reino que é oposta ao mundo em que vivemos:

Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’ ". Atos 20:35

     Ter e não gastar para o básico e para usufruir daquilo que Deus tem nos dado é sinal de problemas. Precisamos ter cuidado e responsabilidade na administração financeira, mas precisamos desfrutar daquilo que temos recebido de maneira honesta e honrada:

Descobri também que poder comer, beber e ser recompensado pelo seu trabalho, é um presente de Deus. Eclesiastes 3:13

     É neste sentido que a avareza é tratada no mesmo patamar de outros problemas na Palavra de Deus:

nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus. 1 Coríntios 6:10

Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer. 1 Coríntios 5:11


      O problema não está no ato de guardar dinheiro, pois pensar no futuro e nas emergências da vida é sinal de sabedoria. O problema está na atitude do coração e na falta de confiança em Deus para suprir as necessidades. O avarento se torna auto suficiente e depende apenas de si mesmo para resolver seus problemas. Na verdade já se afastou de Deus a muito tempo. Uma jornada de sofrimento e solidão para si e para sua família:

O avarento põe sua família em apuros, mas quem repudia o suborno viverá. Provérbios 15:27   



     Se você gostaria de mais informações sobre este assunto, comente, envie seu e-mail para nós que termos o prazer em aprofundar o tema com vocês ao longo deste ano de 2015! Mergulhe na Presença de Deus e seja feliz!




Pastor Eduardo Medeiros

Acompanhe a Série

♦ Série Pecados Capitais #1 - Vaidade CLIQUE AQUI

♦ Série Pecados Capitais #2 - Ira CLIQUE AQUI

♦ Série Pecados Capitais #3 - Inveja CLIQUE AQUI

♦ Série Pecados Capitais #4 - Preguiça CLIQUE AQUI

♦ Série Pecados Capitais #6 - Gula CLIQUE AQUI



0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou disso?

Tecnologia do Blogger.