sábado, 17 de janeiro de 2015

DEUS PAI

Olá pessoal, que essa Palavra possa edificar a vida de vocês! Que Deus possa ser seu Pai =) Um ótimo Sábado.


“Quando todo o povo estava sendo batizado, também Jesus o foi. E, enquanto ele estava orando, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba. Então veio do céu uma voz: "Tu és o meu Filho amado; em ti me agrado". Jesus tinha cerca de trinta anos de idade quando começou seu ministério. Ele era, como se pensava, filho de José, filho de Eli, filho de Matate, filho de Levi, filho de Melqui, filho de Janai, filho de José,filho de Matatias, filho de Amós, filho de Naum, filho de Esli, filho de Nagai, filho de Maate, filho de Matatias, filho de Semei, filho de Joseque, filho de Jodá, filho de Joanã, filho de Ressa, filho de Zorobabel, filho de Salatiel, filho de Neri, filho de Melqui, filho de Adi, filho de Cosã, filho de Elmadã, filho de Er, filho de Josué, filho de Eliézer, filho de Jorim, filho de Matate, filho de Levi, filho de Simeão, filho de Judá, filho de José, filho de Jonã, filho de Eliaquim, filho de Meleá, filho de Mená, filho de Matatá, filho de Natã, filho de Davi, filho de Jessé, filho de Obede, filho de Boaz, filho de Salmom, filho de Naassom, filho de Aminadabe, filho de Ram, filho de Esrom, filho de Perez, filho de Judá, filho de Jacó, filho de Isaque, filho de Abraão, filho de Terá, filho de Naor, filho de Serugue, filho de Ragaú, filho de Faleque, filho de Éber, filho de Salá, filho de Cainã, filho de Arfaxade, filho de Sem, filho de Noé, filho de Lameque, filho de Matusalém, filho de Enoque, filho de Jarede, filho de Maalaleel, filho de Cainã, filho de Enos, filho de Sete, filho de Adão, filho de Deus.”
Lucas 3:21-38




Entre os 4 evangelhos existem 2 citações sobre a genealogia de Jesus, sendo que cada evangelho foi escritos por pessoas diferentes para um expectador diferente:


  • Em MATEUS Jesus é descrito como um Rei, sendo que  foi escrito para o povo judeu, seu propósito é demonstrar que Jesus é o Messias esperado. 
  • Já em MARCOS Ele é revelado como um Servo. Escrito para os romanos, o Livro de Marcos demonstra o ministério de Jesus sob a visão da ação, mostrando Jesus como servo de Deus, constantemente curando, expulsando demônios, confrontando adversários e instruindo os discípulos.
  • No evangelho de LUCAS, Jesus é descrito como Homem, escrito para os gregos, sendo a sua intenção transmitir a Teófilo a verdade sobre Jesus, sendo seu texto longo, rico em detalhes e com  ampla do vocabulário, a excelência da gramática e alta qualidade do estilo. 
  • E por ultimo, JOÃO revela Cristo como o autentico Filho de Deus, escrito para toda a humanidade, ele fala de um ponto de vista do discípulo amado e que vivia próximo a Jesus, demonstrando um Jesus mais celeste do que terrestre.


Dentre os quais temos a genealogia descrita por Mateus, escrito para os Judeus, seu objetivo mostrar que Jesus era o Messias esperado, descendente de Abraão. Ou seja, que JESUS FAZIA PARTE DO POVO ESCOLHIDO POR DEUS, separado para seu proposito.


Já em Lucas, a intenção era escrever para seu amigo Teófilo, uma pessoa não era pertencente ao povo Judeu. Por isso a necessidade de apresentar a genealogia de Adão até Jesus, para comprovar que Jesus era descendente do primeiro Homem e salvação é para toda a humanidade, desde Judeus até não-judeus. Ou seja, que JESUS ERA FILHO DE DEUS.

É fundamental compreendermos que precisamos aceitar a paternidade de Deus, isso é acreditar na palavra de Deus que fomos CRIADOS a imagem e semelhança de Jesus, e não forjado pela evolução ao acaso, sem nenhum proposito. Tornando a realidade de Filhos de Deus e não mais criaturas.


“Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade”
Efésios 1:4-5


Antes eramos somente criaturas, mas com o sacrifício de Jesus podemos nós tornar irmãos de Jesus e Filhos de Deus, adotados pelo Rei. Quando falamos PAI, estamos falando de um laço familiar, de intimidade, aquele que tem responsabilidade pelos filhos, o amando, porém quando necessário também executando uma repreensão, para que o mesmo possa crescer saudável. As nesse ponto que coloco três características do relacionamento de intimidade de Filho que devemos ter como nosso PAI, verificação assim, qual tem sido nosso relacionamento com Deus:

1) Dependência: Para isso temos que aceitar a paternidade de Deus em nossas vidas, isso é, aceitar a Jesus em nossas vidas e ter um relacionamento com Pai, não querer ter uma vida independente como queria o Filho Pródigo (Lucas 15:11-32), mas ter uma vida de dependência de Deus, buscando e necessitando Dele diariamente, demonstrando isso através de nossas orações e jejuns.

E quando falamos de dependência, estamos indiretamente falando sobre tempo, pois quando uma pessoa é dependente de alguma coisa, ela gasta tempo com isso, um exemplo dessa geração são as pessoas que se tornaram dependentes da internet, pois não conseguem ficar um único dia longe das redes sociais. E essa dependência de filho que devemos ter com nosso Pai eterno, não conseguir ficar nenhum dia longe da sua presença, não ficar nenhum dia ter ao menos gastado o seu tempo com oração.

2) Obediência: A obediência está diretamente ligada ao fato de conhecermos a Palavra de Deus, Jesus em duas situações fala o seguinte: 

"Quem faz a vontade de Deus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe". 
Marcos 3:35
 e 
"Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos."
João 14:15


Ou seja, Obedecer é uma prova de amor nossa para com Jesus, porém para poder obedecer você deve conhecer a palavra de Deus, e isso só irá acontecer quando tiver uma vida de Leitura diária da Bíblia. Pois a vontade de Deus e seus propósitos irão se revelar através da sua Palavra. 

3) Manifestação como Filhos: E quando começamos a ser dependentes (Orar)  e Obedientes (Palavra), o sobrenatural começa a se tornar real em nossas vidas, assim como Jesus nós ensina:


“Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.
Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.”
Mateus 6:9-10


Isso é, como filhos de Deus, temos o dever de trazer a manifestação do Reino de Deus nessa terra, ajudando as pessoas a conhecerem a salvação através de Jesus, para que elas assim como nós possa ser adotadas como Filhas de Deus. 


“O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.
Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.
Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada. A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados.”
Romanos 8:16-19

Sendo que onde o Reino de Deus se estabelece doenças são curadas, pessoas dão frutos de arrependimento, mortos ressuscitam e milagres acontecem.  Esse é um pouco do céu que Deus permite vir a terra, quando o aceitamos em nossas vidas como nosso Pai.


"Creiam em mim quando digo que estou no Pai e que o Pai está em mim; ou pelo menos creiam por causa das mesmas obras.
Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai."
João 14:11-12

Deus se manifesta no batizado de Jesus e revela que Ele é seu filho amado. Como você tem sido como filho? Você tem sido um filho separado, as intenções de seu coração têm agradados a Deus, ou tem sido um filho pródigo que escolheu andar pelos seus próprios caminhos? Lembre-se que até as pequenas atitudes que geram pecados podem corromper o relacionamento entre você e seu Pai.  Porém, se você sente que está afastado de Deus, ainda há uma chance de mudar essa trajetória, assim como o Filho pródigo retornou para a casa, torne-se um Filho amado por Deus, separado e obediente ao Pai. Basta se colocar em oração e falar com seu PAI, pois ele está pronto a te ouvir, e iniciar um relacionamento com Dependência, Obediência e Poder na presença de Deus.

Wellington Dias de Paula
God Bless U



0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou disso?

Tecnologia do Blogger.