sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Papo 100 Censura #19 - Série Pecados Capitais - Ira


     Olá caro amigo leitor de nossa coluna Papo 100 Censura nos quatro cantos do planeta! Minha oração é que hoje seja a melhor sexta-feira de toda a sua vida! Hoje continuamos nossa série de posts sobre os sete pecados capitais. O próximo de nossa lista é a Ira. 

     Entender porque este sentimento figura por entre os sete pecados capitais é importante, tendo em vista que existem outras palavras similares mas que não significam a mesma coisa. A Ira é uma explosão irracional de raiva que é alimentada por alguma coisa relacionada a outra pessoa ou a si mesmo. Calma, vamos traduzir o conceito psicológico para a língua dos humanos. Ninguém fica irado por acaso, ou por nada, mas alguma coisa, seja um sentimento, outra pessoa, ou uma atitude qualquer precisa acontecer para despertar a ira em nossa alma. Neste sentido podemos ter duas causas para a Ira em nossas vidas: nós mesmos podemos explodir o detonador deste sentimento, ou outra pessoa pode fazer isso por nós. Sabe aquela pessoa que parece que nasceu para te irritar? Sabe aquele dia em que parece que tudo está conspirando contra você? Pois é... estas situações acontecem em nossas vidas para nos mostrar nosso nível de sabedoria e auto controle.

      Nunca vimos na história da humanidade, tantos ataques de fúria por parte de pessoas comuns e normais. A cada semana temos visto cenas perturbadoras de brigas no trânsito, que por motivos banais acabam gerando brigas violentas e mortes. Brigas de casais, acabam em morte, em momentos de ira, pais lançam seus filhos pelas janelas dos apartamentos e filhos matam seus pais. Parece um paradoxo, quanto mais conhecimento temos, mais irracionais ficamos. Embora a Ira seja uma preocupação de pensadores desde a Antiguidade, nunca tivemos tantos problemas com ela quanto agora. E qual é a razão disso? A resposta ao meu ver está no Estresse desta civilização pós-moderna. 

      A vida moderna é uma vida de constantes atrasos. Nunca conseguimos alcançar tudo aquilo que precisamos. Nossas agendas estão sempre defasadas e não damos conta de todas as atividades que precisamos realizar. A impressão é que estamos sempre atrás do necessário? Trabalho, Faculdade, Academia, Inglês, Carro, Casa e Cachorro, vida social, amigos virtuais, amigos reais, e tudo o mais que você possa imaginar. 


       Esta correria em torno do sucesso em nossa sociedade nos leva viver uma pressão enorme, e vivemos como bombas relógio armadas prontas para explodir. A menor fagulha e:


    Será que esta é a vida que devemos levar? Como diminuímos a pressão da vida moderna e lidamos com o estresse? Precisamos de autocontrole para dominar a ira. O apóstolo Paulo que viveu inúmeras situações em seu ministério, escreveu:

"Quando vocês ficarem irados, não pequem". Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha, Efésios 4:26

     Que texto tremendo! Não devemos nos culpar em momentos de raiva, todos passaremos por eles. Porém, o que fazemos com estes momentos é que fará toda a diferença! Autocontrole para não descontar em outras pessoas nosso dia mau, pensar muito antes de falar para não se arrepender mais tarde, são dicas práticas para não pecar quando irado. Para aqueles que são casados quando as discussões ocorrem, faça o que o apóstolo diz, não durmam irados para que a mágoa não seja criada em seus corações, resolvam suas situações e esvaziem seus copos.

     Dar vazão a instintos primitivos, não é sinal de sabedoria e a Bíblia é muito clara com relação a isso. A Ira é um sentimentos ser vencido através da vitória do espírito contra a carne:

O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se.   Provérbios 29:11

Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. Colossenses 3:8

     Por enquanto estamos falando sobre elementos externos da ira. Mas será que podemos ser instrumentos para causar ira em outras pessoas? Com toda a certeza, segundo o rei Salomão:

A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira. Provérbios 15:1

Quando são muitas as palavras o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato.

Provérbios 10:19
Quando são muitas as palavras o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato.

Provérbios 10:19
 Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura. Provérbios 12:18

      Nossa vida pode ser um instrumento divino para trazer cura e acalmar os corações aflitos, ou um instrumento infernal para espalhar a ira e ferir os corações. Tudo é uma questão de perspectiva. Basta escolhermos de que lado estamos nesta guerra. Pense bem, pois nós já sabemos quem vence esta guerra! Duvida? Leia Apocalipse que contem os spoilers do final da História.

       No mais viva tranquilo, faça o necessário, não busque os padrões de sucesso deste mundo, seja cheio do Espírito Santo, para ter um espírito manso e humilde na terra. Estas são qualidades das quais precisamos desesperadamente em nossos dias!

Pense nisso e seja feliz! 
 

♦ Série Pecados Capitais #1 Vaidade: CLIQUE AQUI

♦ Série Pecados Capitais #3 Inveja: CLIQUE AQUI

♦ Série Pecados Capitais #4 Preguiça: CLIQUE AQUI

♦ Série Pecados Capitais #5 - Avareza CLIQUE AQUI

♦ Série Pecados Capitais #6 - Gula CLIQUE AQUI


Quando são muitas as palavras o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato.

Provérbios 10:1


Pastor Eduardo Medeiros

     

 


0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou disso?

Tecnologia do Blogger.