sábado, 22 de novembro de 2014

Discípulos de Cristo


Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Mateus 16:24




Vejo muitas pessoas todos os dias indo e voltando de diversas igrejas e denominações diferentes, sendo que a maioria são Cristãos, e uma pergunta que sempre me vinha a cabeça era essa: tendo tantas pessoas se declarando Cristã (se não me engano 86% dos Brasileiros se declaram acreditar em Cristo, segundo o IBGE), como o mundo em nossa volta ainda se mantem tão longe da vontade de Deus?

Acredito que uma das respostas para essa questão é o fato de que muitas pessoas em nosso meio são somente fã de Jesus Cristo e não discípulo de Jesus, em outras palavras muitas pessoas ficam em volta de Jesus como a multidão que o seguia, porém são poucas as que querem viver um vida de intimidade com Ele, assim como os seus discípulos.


Segundo o dicionário Aurélio online a definição para a palavra fã é a seguinte: “1) Indivíduo que admira entusiasticamente uma figura pública, geralmente do mundo do espetáculo. 2 Pessoa que nutre grande admiração por alguém ou alguma coisa”,e a definição para a palavra discípulo é: “1 Pessoa que recebe instrução (em relação a quem lha dá).2 Aquele que aprende. 3 Aluno. 4 Aquele que segue as doutrinas de outrem. 5 Sectário”.

Ou seja, muitas pessoas estão vivendo uma vida Cristã em que são somente fãs de Cristo, admiram a Ele e reconhecendo que a autoridade divina dela, porém não seguindo os seus passos, tão pouco querendo aprender com a Bíblia ou com alguma igreja, pois como vimos na definição, ser discípulo é ser aluno, isso é aprender com o Mestre Jesus.

Desta forma para ser discípulo de jesus temos duas características que quero tratar neste post:


1) RENUNCIA: para sermos discípulos de Jesus a primeira coisa que teremos que fazer é renunciar a nossas próprias vontades, renunciar o pecado da nossa vida, ou seja, nascer de novo como nova criatura em Cristo, deixando o velho homem para trâs.


Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20


Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Romanos 6:6

Logo, a primeira pergunta que devemos nós fazer para sabermos se somos discípulos ou fãs de Jesus é: o que eu tenho renunciado para agradar a Jesus? Eu ainda tenho vivido somente para as minhas vontades?


2) SER SEMELHANTE: A origem da palavra Cristão, inicialmente na Antioquia, era uma forma de deboche utilizada, que seu significado era “pequenos Cristos”, pois as pessoas que pregavam o reino de Deus naquela época era semelhante a seu mestre, como replicas de Jesus. Quanto mais aprendemos e vivemos com o Mestre, mais parecido com Ele nos tornam. Ou como dizem, você tem o “aroma” de Cristo, você é semelhante a Cristo.


E, daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te denuncia.
Mateus 26:73

Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. 1 Coríntios 12:12


Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; Efésios 5:1

Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas. Hebreus 6:12

Sede meus imitadores, como também eu de Cristo. 1 Coríntios 11:1


Ser somente Fã de Jesus não irá trazer o reino de Deus a onde estivermos. Temos que ser discípulos de Jesus, somente assim poderemos ver o REINO de Deus e se manifestar nessa terra. E o primeiro passo é o arrependimento, que é mudança de atitudes, confesse a Cristo com sua boca e atitudes, como um Verdadeiro Discípulo.

Como tem sido a nossa vida com Jesus, temos realmente renunciado o nosso eu interior, o pecado e as coisas que nos afasta de Deus, e tornando a nossas atitudes semelhantes a de Cristo? A nossa vida tem revelado a Jesus Cristo ou a nós mesmo? Jesus está voltando, e você é Fã ou Discípulo de Jesus?


O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
Apocalipse 3:5

Wellington Dias de Paula
God Bless U

0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou disso?

Tecnologia do Blogger.