quinta-feira, 23 de outubro de 2014

PERMANECER EM DEUS E ALEGRAR-SE NAS PROVAÇÕES


Olá Pessoal! Tudo bem com vocês? Vivemos em um tempo em que o evangelho "do seus problemas acabaram", impera, mas como cristãos devemos estar cientes de que estamos sujeitos as dificuldades e provações da vida, mas a forma como escolhemos encará-las é o diferencial, exercer o texto de Tiago 1:2-8 nos trás elementos que nos levam a viver uma vida cristã plena e um relacionamento com o Pai de intimidade e é sobre isso que quero compartilhar com vocês no dia de hoje.

“Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. Pois vocês sabem que quando a sua vence essas provações ela produz perseverança. Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada. Mas se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus e ele a dará porque é generoso e da com bondade a todos. Porém peça com fé e não duvidem de modo algum, pois quem duvida é como as ondas do mar que o vento leva de um lado para o outro. Quem é assim não pense que vai receber alguma coisa do Senhor, pois não tem firmeza e nunca sabe o que deve fazer”. Tiago 1: 2-8
Diante desses versículos posso ressaltar alguns elementos que me chamaram a atenção e que fazem parte da vida cristã, são eles:

  • ·         Aflições/Provações
  • ·        
  • ·         Perseverança
  • ·         Sabedoria/Maturidade.

Aflições/ provações: quando aceitamos a Jesus entramos em uma guerra muito forte, e inevitavelmente sofreremos retaliações. Jesus Cristo nos deixou cientes de que neste mundo teríamos aflições, mas também deixou claro que teríamos condições de vencer tais provações. Paulo em sua carta para Tiago ressalta que a aflição é sinal de que estamos trilhando o caminho certo, lembrando que ele se refere à aflição em função da escolha pelo reino de Deus, ele diz em seu texto “Sintam-se felizes”, muitas vezes agradar a Deus é nadar contra a correnteza, portanto em muitos momentos por sermos cristãos passaremos por dificuldades e certamente venceremos. “Felizes são vocês quando os odiarem, rejeitarem, insultarem e disserem que vocês são maus por serem seguidores do Filho do Homem. Fiquem felizes e muito alegres quando isso acontece, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Pois os antepassados dessas pessoas fizeram essas mesmas coisas com os profetas” Lucas 6: 22-23. É nesse ponto que passo para o próximo elemento:

A de que iremos vencer as provações é que nos torna vencedores: a fé nos faz enxergar o reino de Deus, nos fortalece como cristãos, pois o reino de Deus é movido pela fé. Nos versículos seguintes Paulo alerta para que não se duvide em nenhum momento, pois dúvida e fé não podem caminhar juntas, pois é totalmente o oposto, quem dúvida nada recebe e pior não se firma como cristão, pois sua vida deixa de ser dirigida pela vontade de Deus e passa ser guiada pela duvidas. “Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhece-lo melhor”. Hebreus 11:6.

A fé produz Perseverança: e a perseverança é o que nos leva a santidade, posso dizer que a fé é o que nos faz enxergar o Reino de Deus, porem é a perseverança que nos faz permanecer. E quanto mais perseverantes, mais maduros/sábios e corretos seremos diante de Deus, pois caminharemos a fim de vencer nossas provações. A maturidade nos leva a entender como funciona a vida cristã, ser maduro é ser sábio. “A sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura; e é também pacífica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata os outros pela sua aparência e é livre de fingimento”. Tiago 3:17.

Todos esses elementos podem ser alcançados, Paulo nos transmite de forma simples e descomplicada como é de fato o evangelho, um cristão que apresenta esses elementos em sua vida pode considerar-se um cristão completo, o Reino de Deus é perfeito, bom e agradável encontra-se acessível a todos que assim o desejarem, o que me leva a seguinte conclusão: A nos faz enxergar o Reino de Deus, a PERSEVERANÇA nos faz permanecer, a SABEDORIA/MATURIDADE nos mostra como temos que nos comportar no Reino e nos leva a SANTIDADE e todos esses elementos nos torna capazes de vencer as provações.

O povo de Israel caminhou pelo deserto por 40 anos em decorrência de sua desobediência e falta de fé, muitos somente puderam enxergar a terra prometida, pois faltaram os demais elementos para que eles pudessem conhecer Canaã. Em sua vida cristã se lhe falta alguns desses elementos, peça para que Deus ajude a desenvolver os demais para que no grande dia você venha fazer parte do Reino de Deus.
  
E para finalizar gostaria de dizer, não ache impossível agradar a Deus, pelo contrário tenha isso como um alvo, se tivermos Cristo como alvo certamente os demais elementos citados nessa mensagem surgiram de forma natural e sincera.

Desejo a todos uma ótima Semana e que Deus os abençoe!
                                                            Aline De Almeida Santos                                                                                                                                                 


0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou disso?

Tecnologia do Blogger.