sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Papo 100 Censura #15 - Trair e coçar (será mesmo que) é só começar?



Bom dia, boa tarde, boa noite para você que acompanha nossa coluna aqui no Blog o Jovem e o Mundo!

           Cada semana que passa, reflito sobre qual seria um assunto relevante e digno de sua atenção, em uma rede mundial cada vez mais cheia e informação como ser relevante,trazendo algo que valha alguns minutos do seu precioso tempo para refletir a respeito da nossa vida, sociedade e vida com Deus de maneira clara, direta, como deve ser um bate papo entre amigos.

           O tema de hoje é uma espécie de sequência do post passado, quando falamos a respeito de divórcio e novo casamento (confira no blog se você ainda não leu! http://www.ojovemeomundo.com/2014/10/papo-100-censura-14-divorcio-e-novo.html ). Pois para muitos de vocês que nos leem, a realidade de um divórcio está muito distante, pois namorados ainda estão no processo de se casar. Neste sentido, achei interessante abordar o tema da traição, pois em nossas conversas aconselhando noivos e namorados, este assunto, por incrível que pareça, está mais presente do que imaginamos em nossas igrejas.

         Para começar, o que é o ato de trair alguém? Segundo o dicionário de significados, traição é:

Traição é um substantivo feminino que remete para o ato de trair e significa uma falta de lealdade, quebra de fidelidade e confiança.

          Segundo esta definição, existem três princípios que são quebrados durante uma traição: a lealdade, a fidelidade e a confiança. Em minha opinião, a traição pode acontecer não apenas com casais, mas também com amigos ou familiares, pois em relacionamentos próximos, baixamos nossa guarda para poder ter liberdade em abrir nosso coração com pessoas em quem confiamos. Quando esta lealdade que depositamos nesta pessoa é quebrada, nossa confiança nela acaba. O resultado e uma traição, é nos afastarmos de todas as pessoas, para nos protegermos de uma futura e hipotética traição. Desta forma, a atitude que muitos tomam é se armar contra toda a humanidade, em uma ato de prever futuros problemas com outras pessoas... É uma medida muito comum, mas que não faz muito sentido. Existem pessoas iguais? Dois filhos criados pela mesma mãe podem ter um caráter oposto... com esta falsa proteção que usamos para conviver com a dor da traição, nos afastamos de outras pessoas que poderiam nos ajudar a caminhar e voltar a acreditar na humanidade.

            Este é um ponto chave dentro deste problema que muitos, senão dizer todos nós em determinado momento de nossas vidas nos sentimos traídos... seja pelo cônjuge, pelo noivo, namorado, amigo, familiar ou até pela política, onde você confiou seu voto e esperanças em alguém que simplesmente se beneficiou da coisa pública para si mesmo. Seja qual for o tipo, o resultado é o mesmo: perda da confiança de que o futuro possa ser melhor que o presente amargo.

               Davi passou por isso em sua vida quando escreveu:

 Se um inimigo me insultasse, eu poderia suportar; se um adversário se levantasse contra mim, eu poderia defender-me; mas logo você, meu colega, meu companheiro, meu amigo chegado você, com quem eu partilhava agradável comunhão enquanto íamos com a multidão festiva para a casa de Deus! Salmos 55:12-14
Se um inimigo me insultasse, eu poderia suportar; se um adversário se levantasse contra mim, eu poderia defender-me;

Salmos 55:1
                   Detalhe importante deste texto, é que o amigo "traíra" de Davi ia com ele para a igreja! Este texto mostra exatamente como amigos ou casais não devem agir em uma amizade. Podemos aprender alguns princípios importantes sobre amizade neste texto:
  1 - Verdadeiros amigos não zombam ou falam mal de seu amigo para os outros
           Davi está nos dizendo que seu amigo o insultou e o difamou para outras pessoas... Isso aconteceu durante o golpe de estado que seu filho mais velho fez contra seu pai, onde difamou o reinado de Davi para tomar o poder. Assisti outro dia um episódio de Big Bang Theory onde Penny e Bernadette haviam brigado e as duas se queixavam para Amy que adorou ser o centro das atenções e instigava as duas a continuarem brigando... Muita vezes podemos usar nossa amizade como moeda de troca para nos aproximarmos de outras pessoas falando mal de nossos antigos amigos... Mas quando isso acontece, será que essa amizade é verdadeira? Quanto vale um amigo de verdade? Para o rei Salomão é precioso com certeza ela ouviu seu pai contando deste episódio de traição quando era pequeno, pois ele nos deixou escrito:

O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.Provérbios 17:17
2 -  Amigos são leais em todo o tempo
                Davi estava preparado para receber calúnias e maldades de pessoas distantes, mas neste caso o texto parece que mostra alguém que não acredita no que está acontecendo... poderíamos reescrever o texto de Davi da seguinte forma: "- Cara... eu esperava isso que qualquer pessoa... mas de você? Mano, você comeu na nossa mesa, dormiu na minha casa, como você pode ter feito algo assim?" Lealdade é uma qualidade rara hoje em dia... gosto de um tempo esquecido no passado, onde meus avós contavam que o que um homem tinha que mais importante era sua palavra...as coisas eram resolvidas "no fio do bigode", quem era amigo era amigo em todos os momentos como diz o provérbio acima. Mas hoje parece que tudo é volúvel...  que valia ontem perde a validade hoje... amizades fracas, geram relacionamentos fracos.
3 - A traição pode acontecer de onde se menos espera
              Davi nos conta que ele e seu amigo iam para a festividades da Casa do Senhor! Eles iam ao Templo juntos!!!!!!! Será que é possível um irmão de igreja que congrega com você trair algo que é maior que uma simples amizade, mas um relacionamento dentro do Corpo de Cristo? Como cristãos estamos no mesmo exército, seria possível que isso acontecesse dentro da igreja do Senhor? Se você espera que eu diga: (Não) não posso dizer... Muitos de nós  temos uma visão errada de igreja que gera muita frustração nas pessoas. Pela milésima vez queridos entendam que a igreja foi instituída por Cristo para ser um hospital para tratamento de pessoas doentes e não um shopping center para seu entretenimento!!! O que você encontra em um shopping? Gente bonita, cheirosa e bem vestida passeando pra lá e pra cá com suas sacolas entretidos com vitrines com as melhores promoções do dia. Isso não é Igreja. O que você encontra em um hospital? Gente doente, sangue, muita gente correndo para lá e para cá servindo as pessoas, onde os piores casos são atendidos por todos os médicos e enfermeiros... choro, gritos e dores... Pessoas desesperadas para que sua saúde volte ao normal e para isso farão qualquer coisa... Isso é igreja: Pessoas curadas e restauradas trabalhando para que novos enfermos espirituais possam ser curado pelo Senhor e também possam ajudar outros neste processo.
                  Neste sentido,  retomando a pergunta: você pode ser traído na igreja? Sim!!! Pessoas doentes e pecadoras como você também estão no processo de restauração e podem gerar atrito com você... na medida em que nos relacionamos, vamos crescendo e aprendendo uns com os outros em como sermos melhores pessoas e melhores Filhos e filhas de Deus.
                Mas Eduardo, você começou falando de relacionamentos afetivos e terminou falando de amizade... eu não entendi mais nada, você pode me dizer. Minha resposta é que se você não tiver a pessoa que você escolheu para passar o resto de sua vida como seu melhor amigo ou amiga, você começou muito errado. Quanto casais contam suas dificuldades para qualquer pessoa, denegrindo a imagem de sua esposa para outras mulheres, ou falando das dificuldades de seu esposo para outros homens, isso segundo o texto que lemos, não é também uma traição? Quantas pessoas terminam relacionamentos e continuam se denegrindo com status "publico" nas redes sociais para todos verem o que acontece nas quatro paredes de suas casas? Na era do Big Brother, não temos mais nada a esconder e nossos relacionamentos privados se tornam públicos da noite para o dia. Seja seletivo com quem você conta seus problemas... preze seus amigos em especial aquele ou aquela com quem você casou para que sua jornada na terra não seja solitária, mas alegre e leve, pois segundo a nossa Bíblia:
Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se! Eclesiastes 4:10
 
Guarde este versículo, e seja feliz!

Pastor Eduardo Medeiros
 

Se um inimigo me insultasse, eu poderia suportar; se um adversário se levantasse contra mim, eu poderia defender-me;
mas logo você, meu colega, meu companheiro, meu amigo chegado,
você, com quem eu partilhava agradável comunhão enquanto íamos com a multidão festiva para a casa de Deus!

Salmos 55:12-14

Se um inimigo me insultasse, eu poderia suportar; se um adversário se levantasse contra mim, eu poderia defender-me;
mas logo você, meu colega, meu companheiro, meu amigo chegado,
você, com quem eu partilhava agradável comunhão enquanto íamos com a multidão festiva para a casa de Deus!

Salmos 55:12-14mas logo você, meu colega, meu companheiro, meu amigo chegado, Salmos 55:13

0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou disso?

Tecnologia do Blogger.