sábado, 6 de setembro de 2014

SEM MAQUIAGEM, ESSE É O DESAFIO


A palavra maquiagem, de origem francesa maquillage (amo a frança), trata-se de aplicação de diversos produtos cosméticos, com a finalidade de embelezar ou gerar disfarce na aparência, de acordo com os ditames da moda de cada tempo. Com a sua origem não exata, os primeiros indícios achados por arqueólogos datam por volta de 3000 antes de Cristo, nos registros egípcios. Sendo que a sua forma como conhecemos hoje, maquiagem moderna, se popularizou através do cinema de 1920, na atualidade existe diversos tipos desses cosméticos como Batom, Blush, Rímel, Delineador, Gloss, Sombra, Pó compacto, Base, Corretivo, Filtro Solar, Lápis de olho, Lápis para os lábios, Primer, entre outros.


A maquiagem faz parte do cotidiano de muitas pessoas, sendo muitas vezes a forma de trabalho dos profissionais na área, no entanto durante essa semana, através da internet, está ocorrendo um desafio entre as mulheres, em que cada mulher desafiada é obrigada a tirar uma foto sem nenhuma maquiagem ou efeitos de edição de imagem, e colocar na timeline da sua rede social, mostrando o seu rosto sem nenhum disfarce.

Tal brincadeira tem sido motivo de muitas risadas e até exageros por certas pessoas, então antes de entrar no assunto, quero deixar claro que todas as mulheres, com ou sem maquiagem, são belas e perfeitas e que cada uma tem um valor imensurável para Deus. Porém nessa brincadeira das redes sociais podemos tirar algumas lições.


E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?  
João 8:3-5


Maria Madalena era uma mulher como muitas mulheres que viveram na história, que devido as circunstancia da vida, acabaram vivendo a vida longe do proposito que estava no coração de Deus, e por diversas vezes foram julgadas e maltratadas, vivendo a margem da sociedade. Porém, ela teve um encontro com uma pessoa que mudaria a sua história, Jesus Cristo, que era o único que poderia julga-la, porém escolheu lhe dar o perdão por tudo o que lhe tinha ocorrido.
Maria Madalena chegou-se a Jesus sem nenhuma "maquiagem", não a maquiagem física que embeleza o rosto, ela chegou sem tentar maquiar o que ela realmente era: uma pecadora precisando de perdão. Nesses últimos dias está cada vez mais comum as pessoas que querem embelezar ou gerar disfarce na aparência do seu carácter, maquiando a seus pecados com justificativas ou mentiras, tentando aparentar perante a sociedade que possui uma vida perfeita ou que está andando em plena santidade, mas em seu interior ainda está triste e escondendo o que realmente está acontecendo. E assim agindo como o povo, que estava em volta de Maria, que usavam da sua aparência de vida "correta" e "santa" para poder julgar-lá, usando muitas vezes até a própria palavra de Deus como pretexto, para poder jogar a primeira pedra. Nesse momento Jesus falou uma frase que ficaria perpetuada pela eternidade:


E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio. 
João 8:7-9


Ao contrario de Maria, sem a sua "maquiagem", ou demais foram saindo um a um, pois viram que de ninguém poderia acusar aquela mulher, pois todos tinham algum pecado diante de Deus (Romanos 3.23). 


Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni, que quer dizer: Mestre. Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos que vira o Senhor, e que ele lhe dissera isto. 
João 20:15-18


Que possamos tomar como exemplo Maria Madalena, que se apresentou a Jesus sem nenhuma "maquiagem", colocando a sua vida na presença de Deus, e teve o privilégio (que grande privilégio), de poder ser uma das primeiras pessoas a verem Jesus ressuscitado e poder anunciar aos discípulos que o Senhor está vivo e assim cumprir o proposita real de sua vida. Quando colocamos a nossa vida inteiramente nas mão do Senhor e nós apresentamos com o coração arrependido, sem tentar esconder o que realmente somos, Jesus é fiel e justo o suficiente para perdoar nossos pecados e colocar o verdeiro proposito em nossas vidas. Que esse seja nosso desafio de vida, ficar sem "maquiagem", andar sem maquiar nossos pecados com justificativas, convertendo o nosso coração para o caminho de Deus, confessando os nossos pecados a Ele que é o único que pode nós julgar, mas é misericordioso para nós perdoar, Jesus Cristo.  

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
1 João 1:9


Wellington Dias de Paula
God Bless You

1 comentários:

Aline de Almeida Santos disse...

Jesus Cristo to nos vê como realmente somos, ele conhece nosso interior e sabe de nossas intenções, mesmo sabendo de todas nossas falhas pois diante dele nada é encoberto ele nos ama, nos corrige, nos defende não tem amor maior do que esse, o amor que nos vê por dentro além de nossas aparências, além de nossas máscaras. Muito bom seu texto Wellington parabéns!!!!!!

Postar um comentário

O que você achou disso?

Tecnologia do Blogger.