quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Exame Periódico



Dias atrás, eu passei por uma bateria de exames laboratoriais por orientação da empresa onde trabalho. Denominado exame periódico, passamos por esse procedimento todos os anos para que a empresa saiba como está nossa saúde para desempenhar a função (pelo menos a parte em você que importa para a empresa hehehe) Passei o dia refletindo sobre essse procedimento e me perguntei se nossa relação com Deus também passa por algum tipo de exame. 

Durante a observação, notei alguns pontos em comum, mas o que mais me chama a atenção é o fato da empresa não aceitar simplesmente chegarmos com os resultados dos exames. Ela exige que os exames sejam feitos em um local específico,  com profissionais de sua confiança para que os parâmetros dos exames tenham um padrão e os mesmos não sejam alterados.

Acredito que se passássemos nosso relacionamento com Deus por uma avaliação periódica, daríamos mais importância à sua manutenção, daríamos mais atenção ao seu desenvolvimento, dedicaríamos mais tempo para seu fortalecimento. 

Quando falo em "dedicar mais tempo" nada tem a ver com a quantidade de cultos consecutivos comparecemos, ou com a quantidade de compromissos assumimos na igreja, tampouco com o tanto que ensaiamos para alguma festividade. Tem muito mais a ver com o que o Espírito Santo pensa a respeito do nosso relacionamento. Quando julgamos como saudável nossa relação com Deus, baseado na quantidade de vezes que vamos à igreja, estamos impondo nosso parâmetro de avaliação. Seria como fraudar o resultado de um exame por conta do medo de ser considerado inapto.

A verdade é que o ser humano não suporta rejeição, e o falso conceito de ser aceito por Deus pelo mérito (conceito subjetivo que permeia os ensinamentos congregacionais desde muito tempo, e que induz a crença de que frequência nos cultos nos faz estar mais perto de Deus) nos afasta do verdadeiro parâmetro espiritual sadio, que é Cristo.

Entendo que o Espírito Santo (que é Deus habitando em nós) é a pessoa com os parâmetros mais confiáveis para nos dizer como anda nossa saúde espiritual. E quando falamos em investir mais tempo, falamos sobre mais tempo em oração, jejuar com maior frequência, ler e conhecer mais sobre a palavra de Deus, enfim, tentar realmente estar mais perto de Deus, abrindo o coração para que Ele possa provocar essa mudança em nós, de dentro para fora.

Tudo o que escrevo aqui, escrevo para mim também, portanto caminhemos juntos na direção do Pai!


0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou disso?

Tecnologia do Blogger.