sábado, 23 de agosto de 2014

PRINCÍPIOS SOBRE FINANÇAS


Olá, meu nome é Wellington, sou Cristão nascido de novo já faz aproximadamente 7 anos, graduado em Economia e apaixonado por Jesus, esse é meu primeiro texto no Jovem e o Mundo. Como economista, diversas vezes fui questionado por amigos e familiares como administrar o dinheiro, e como seria uma forma de controlar o orçamento em casa ou realizar aquele grande sonho de comprar um carro, uma casa, poder realizar o casamento, fazer uma faculdade, entre diversas coisas.



Antes de entrar nesse assunto de finanças pessoais tenho quatro pontos que gostaria de deixar bem claros:

 1) Tudo o que temos e podemos vir a ter pertence a Deus, quando entendemos isso, a forma de olhar vida muda, pois começamos a ver o dinheiro não como algo valioso, mas como um recurso que Deus disponibiliza para que possamos fazer a sua vontade, em Ageu 2:8 podemos ver claramente isso: “Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos.”

2) Segundo, sim é possível conseguir e conquistar aquele tão desejado sonho, com uma boa administração financeira e um planejamento realizado, alguns cortes e entre outras coisas é possível você casar, ter uma carro legal, ter uma apartamento, porém isso demandará de você disciplina e decisões do que serão prioridades na sua vida.

3) Prosperidade NÂO é a principal mensagem da Cruz, hoje em dia por causa da “Teologia da Prosperidade” muitas pessoas acreditam que para ser crente abençoado é necessário ter melhor emprego, um carro do ano, um apartamento no bairro mais caro da cidade, uma saúde perfeita, e isso não é uma verdade. Claro que Deus pode nos abençoar, porém a principal mensagem da Cruz é arrependimento, conversão do coração dos maus caminhos para os caminhos de Deus, pois como está em João 3.16, “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Deus não é contra termo sucesso financeiro e sabe que precisamos de dinheiro para viver, porém Ele quer também que aprendamos a viver contentes em qualquer situação, dependentes e com fé na sua provisão. Logo, uma definição de prosperidade é ter tudo aquilo que é necessário para cumprir o propósito de Deus na vida.

 4) Não ame o dinheiro, a bíblia 1 Timóteo 6:10, diz o seguinte: "Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores". O amor ao dinheiro nunca trará benefícios nenhuma para a sua vida, ame a Deus sobre todas as coisas e deixe que Deus cuide de seu futuro. Quem pode servir a dois senhores?

Agora que esses pontos foram esclarecidos, segue algumas dicas de como organizar o seu orçamento, de forma a agradar a Deus e poder administrar de maneira excelente a sua vida financeira.

SEJA FIEL NOS DÍZIMOS E NAS OFERTAS, em Malaquias 3:10 a bíblia nós ensina o seguinte: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.” Temos que aprender que antes de cada benção que o Senhor promete, sempre haverá um mandamento a ser cumprido, primeiro vem obedecer a um mandamento para depois ser abençoado. E isso não é diferente na vida financeira, para sermos abençoados na área financeira primeiro termos que obedecer ao mandamento, de devolver os dízimos e as ofertas, para assim dar autoridade a Deus a te abençoar.

AJUDE A SUA FAMÍLIA, em 1 Timóteo 5:8  a Paulo nós diz: “se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.” A nossa vida financeira e nosso orçamento também deve ser para ajudar a nossa família, pois é assim que vamos dar um bom testemunho em nossa casa, o versículo é bem claro, devemos investir para suprir as necessidades básicas da nossa família, isso agrada a Deus.

PAGUE AS CONTAS PONTUALMENTE, e na palavra de Deus lemos o seguinte versículo, Romanos 13: 7 e 8: “Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.” Paulo ao escrever para os Romanos deixa bem claro que como filhos de Deus devemos honrar as nossas dividas, não ficar com dividas atrasadas com ninguém, e isso só será possível quando organizamos as nossa cantas e gastamos somente o que você ganhamos, não mais do que isso.

AJUDE A QUEM PRECISA, quando somos abençoados por Deus deve ser natural querer ajudar a pessoas em nossa volta, e existe muitas pessoas que precisam de ajuda pelas ruas, comunidade carentes, ou até mesmo podemos fazer uma oferta para o culto ou para o grupo de missões, ajudar não deve ser apenas exceção em nossa vida Cristã, algo raro, mas deve ser algo natural do nosso ser, como gratidão por tudo que Deus fez e esta fazendo. Podemos ver isso claro em Provérbios 3: 27 e 28: “Não deixes de fazer bem a quem o merece, estando em tuas mãos a capacidade de fazê-lo. Não digas ao teu próximo: Vai, e volta amanhã que to darei, se já o tens contigo.”

PLANEJE SEUS GASTOS E POUPE PARA O FUTURO, agora vem o ponto que eu queria tanto chegar, uma das coisas mais maravilhosas que podemos fazer como seres humanos é  poder sonhar, poder ter sonhos de conquistar uma casa, comprar um carro, fazer aquela viagem, ou até mesmo poder ter dinheiro para o casamento, todos esses sonhos são possíveis de serem realizados. Claro que todos eles devem primeiro ser postos em oração, para ver se é a vontade de Deus para a sua vida, porém todos são sonhos que podem se tornar realidade.

Certa vez estava orientando dois casais de amigos, que estavam querendo casar, ambos diziam que não tinham condições e que era muito difícil financiar uma casa, entre outras observações, porém quanto parei e mostrei para ambos que se eles guardassem durante um certo período de tempo, um determinado valor em dinheiro, era possível ver aquele sonho se tornar realidade, porém também resaltei que iria requerer um preço a ser pago, ou seja, um corte de gastos em determinados itens de lazer.

Planeje, coloque no papel, marque uma data para o seu sonho, coisa fácil hoje em dia com o numero de tecnologia existente,você em Deus pode realizar, desde que você tenha um pouco de disciplina e organização. Uma das frases que tenho escutado de Deus nesses últimos dias é a seguinte: “Filho eu tenho lhe dado todos os recursos necessário, aprenda a administrar”, muitas vezes queremos que Deus venha e faça um milagre financeiro em nossas vidas, com dinheiro aparecendo de doações ou surgindo na conta bancaria, ou que do nada posso aparecer uma pessoa querendo nós dar uma casa, não que isso não possa acontecer (pois eu vi isso esse ano mesmo, um dos casais que ajudei acabou por ganhar uma casa de presente), mas temos que aprender a administrar os “talentos” (recursos) que Deus tem colocado em nossas mãos.

Para finalizar texto que não poderia deixar de mencionar o seguinte versículo em Mateus 6: 33 e 34: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." Aprenda a apresentar todos os seus planos nas mãos do Senhor, e saiba que o maior sonho que você pode ter é sonhar com o Reino de Deus, sonhar com céu, pois esse sonho dinheiro nenhum pode comprar, mas já foi pago um alto preço por ele, o Sangue de Jesus Cristo na Cruz no calvário.

Wellington Dias de Paula


3 comentários:

Aline Design & Portifólio disse...

Parabéns amigo, muito bom seu post, temos que colocar nossas finanças nas mãos de Deus e agir de acordo com a sua vontade, buscando primeiramente o reino de Deus e a sua justiças para que a demais coisas sejam acrescentadas falou tudo.

Que Deus continue te usando para falar com as pessoas.

Eduardo Medeiros disse...

Wellington, fico muito feliz em poder ler seu primeiro post e ver o quanto Deus tem feito em sua vida desde que nos conhecemos. Que Ele continue usando seus dons para o crescimento do Reino e para auxiliar aqueles que estiverem à sua volta! Abraços sempre!

Anônimo disse...

Ótimo post

Postar um comentário

O que você achou disso?

Tecnologia do Blogger.