quinta-feira, 28 de agosto de 2014

FALANDO SOBRE DEPRESSÃO

Olá pessoal, me chamo Aline, esse é o meu primeiro post no blog O Jovem e o Mundo, sinto-me honrada de poder fazer parte, é um grande aprendizado. O motivo de eu ter escolhido esse tema é que tenho visto muitas pessoas a minha volta familiares, amigos que sofrem deste mal que tem tirado a vida de tantas pessoas. Gostaria de dedicar esse post a essas pessoas e dizer que há sim uma saída, pode parecer clichê, mas é a mais pura verdade Jesus Cristo é a solução.




Humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade e angustia, desanimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para realizar certas atividades, diminuição ou incapacidade de sentir alegria, desinteresse, falta de motivação e apatia, esses são alguns dos diversos sintomas da depressão, e olha que a lista é extensa.

Depressão: um mal que assola a sociedade nos dias de hoje, e que ao mesmo tempo tem sido muito discutido, você provavelmente já ouviu falar, conhece alguém, ou até mesmo se identificou com diversos sintomas citados no começo dessa coluna.
Depressão a doença do século 21, é uma doença psiquiátrica que produz uma alteração de humor caracterizada por uma tristeza profunda sem motivo aparente acarretando sentimentos de dor, baixa estima e etc. Não podemos confundir a depressão patológica com a tristeza momentânea recorrente de acontecimentos recentes.
Essa doença atinge aproximadamente 350 milhões de pessoas no mundo. E é nesse ponto que eu quero chegar, estamos vivendo em uma era em que a informação e a comunicação encontram-se ao alcance de nossas mãos, mas ao mesmo tempo, que temos a facilidade de estar em contato com as pessoas com um simples toque, acabamos nos sentindo sozinhos. A individualidade impera, as pessoas sentem cada vez mais necessidade de expor sua “felicidade” nas redes sociais, ao mesmo tempo em que tentam a todo custo atingir os padrões de beleza e qualidade de vida que a sociedade impõe através das mídias (rádio, televisão, internet, revistas e etc.).  Em meio a esse turbilhão de emoções a correria do dia-a-dia as exigências do mercado de trabalho, as cobranças familiares, pressão para todos os lados, o ser humano acaba desenvolvendo essa doença que não é tão recente assim.

E o que fazer? Apegar-se a Jesus Cristo primeiramente, procurar ajuda e contar com o apoio da família e dos amigos é indispensável, é importante que a pessoa tenha um ponto de referencia alguém que possa lhe orientar a ajuda profissional não deve ser descartada.
Talvez a depressão venha da necessidade que o ser humano tem de preencher o vazio com coisas que não necessariamente irão trazer satisfação e felicidade duradoura, ocupar-se em estabelecer um relacionamento intimo e sincero com Deus, nos tornam mais fortes e preparados para enfrentar os desafios de viver em um mundo onde o maligno todos os dias tenta nos tragar.
A alegria do Senhor é a nossa força, quando penso em depressão, me vem à cabeça o versículo de Neemias 8:10 que diz: “Vão para casa e façam uma festa. Repartam a sua comida e o seu vinho com quem não tiver nada preparado. Este dia é sagrado para o nosso Deus; portanto, não fiquem tristes. A alegria que o Senhor dá fará com que vocês fiquem fortes”. Dele vem à verdadeira alegria, se você não consegue encontrar essa alegria, certamente a achará no Senhor, pois a alegria que vem dele é permanente e nos da força para enfrentarmos as dificuldades.


Alguns passos para superar a depressão:


  • LIVRAR-SE DOS PENSAMENTOS NEGATIVOS: O que pensamos define a forma como iremos agir e encarar a vida, portando devemos ocupar nossa mente com pensamentos de paz e não de guerra, guardar a palavra de Deus em nossos corações, significa gravá-las em nossos pensamentos usando elas como armas todas as vezes que os pensamentos maus tentarem ocupar nossa mente. “Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente”. Filipenses 4:8. Encher nossas mentes e nossos corações com as coisas do Reino de Deus é uma forma eficaz de preencher esse vazio, fomos criados para adorar a Deus, amá-lo sobre todas as coisas, quanto mais nos preenchemos com seu amor, mais felizes e realizados nos sentiremos, Jesus Cristo diz que temos que estar com nossos corações cheios de coisas boas (Mateus 15: 18-20).

  • TENHA ESPERANÇAS DE QUE HÁ SOLUÇÃO PARA OS SEUS PROBLEMAS: O Salmista afirmou em Salmos 145:14 “Ele ajuda os que estão em dificuldades e levanta os que caem”. Jesus Cristo Afirmou: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. João 16:33. Paulo também diz que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Romanos 8:28). Deus falou a Josué esforça-te e tenha bom ânimo, seja corajoso, não desanime, nem temas (Josué 1:9) em nenhum desses versículos citados, foi dito que iriamos ficar desamparados, ou que não iriamos conseguir vencer nossas adversidades, agarrar-se a esperança da salvação a esperança de que podemos todas as coisas naquele que nos fortalece torna a vida mais leve, pois sabemos que Ele estará conosco todos os dias até a consumação dos séculos.

  • FAÇA COISAS QUE TE DEIXE FELIZ: Deus nos fez com muitos talentos, realizar atividades que nos tragam prazer nos ajuda a ocupar a mente, além de nos sentirmos mais úteis. Descobrir novos talentos que nós nem ao menos sabíamos que tínhamos e usa-los a serviço do reino de Deus pode nos devolver a alegria e nos fazer colher frutos para a obra. Deus nos deu dons e talentos, não tenha medo de explora-los, pois nossas habilidades vêm do alto e nos tornam especiais. “Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém o conhecimento”. Provérbios 3: 13.

Nenhuma dessas dicas ou desses conselhos acima funcionará se a iniciativa de vencer a depressão não partir da própria pessoa, pois a depressão é uma doença em que a pessoa deve lutar contra seus próprios sentimentos, contra as suas próprias vontades.
A depressão tem cura e essa cura é Jesus Cristo, pois somente ele pode nos proporcionar a verdadeira felicidade, se você sente-se triste lembre-se do texto de Isaías 53:4-7 “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele à iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca”. Foi por amor a nós que ele entregou a sua própria vida, foi por amor para que hoje nós estivéssemos vivos e tivéssemos direito a salvação, a desfrutar do reino juntamente com ele, para que hoje nós pudéssemos ser chamados de filhos de Deus.
As pessoas não conseguem corresponder as nossas expectativas, mas o amor de Deus é genuíno ele supera todas as expectativas é um amor que está longe da nossa compreensão, sinta-se amado (a) por Ele. Saiba ninguém pode te amar como Jesus te ama!


Que Deus abençoe a vida de vocês, abraços!
Aline de Almeida Santos

4 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde Aline,

Me identifiquei com várias partes do seu texto...
Obrigado!!!

Micheli

Fernandona disse...

Parabéns Aline, achei muito pertinente e informativo seu post, desejo que ele ajude muito pessoas a superarem esse mal que aflige tantas pessoas!!! Parabéns!!

Wellingon disse...

Post maravilhoso, poder saber que o Senhor cura tanto o enfermo na sua dificuldade física quanto curo também o aflito, com a sua alma triste. Jesus é o caminho, a verdade e a vida! :) Parabéns Aline 👻

Anônimo disse...

PERFEITO ALINE

Postar um comentário

O que você achou disso?

Tecnologia do Blogger.