sábado, 5 de julho de 2014

Vai Brasiiiil!

O Brasil entra em campo. O Brasil vence a partida. O Brasil está em festa.

São frases como essa que generalizam a emoção como nacional. Não são apenas os jogadores que fizeram o gol nem eles, apenas, tem direito de comemorar, mas todos os brasileiros. Vitória nacional!

Os brasileiros são mesmo fanáticos por futebol e com razão, é um jogo emocionante pra quem joga como pra quem assiste. É legal torcer, vibrar e comemorar. Cada gol é uma explosão de alegria. Cada vitória é motivo de festa! É bonito ver tanta gente uniformizada apoiando, incentivando, aplaudindo. Tanta gente com um objetivo comum. É bonito ver raça, persistência, vontade.

Mas sabe o que seria tão bonito quanto, ou melhor, mais bonito ainda? Ver toda a nação reunida por causas mais importantes. Seria ver essa metonímia sendo usada para dizer que o Brasil está ajudando crianças carentes. O Brasil trabalhando para acabar com a corrupção. O Brasil vencendo a desigualdade social. Brasileiros em ação.

É tão fácil deixar toda a responsabilidade para o Poder Público que, ouso dizer, por vezes, ele se torna vítima dos maiores e mais variados problemas. É culpa do Governo quando há enchentes, mas ninguém lembra que o povo joga lixo na rua. É culpa do Governo que o país não vai pra frente, mas somos os primeiros a comemorar um feriado prolongado.

O que acontece é que andamos acomodados, conformados com a situação. Deixa os problemas de lado, vamos assistir ao jogo... é ano de eleição presidencial, que interessa? É principalmente ano de Copa! Se te perguntarem em quem você votou pra Deputado Estadual ou Senador em 2010, você provavelmente não se lembrará, mas quem disputou a final da Copa do Mundo, aposto que se lembra...

Eu sonho em ver cada brasileiro não como torcedor, mas como cidadão, fazendo sua parte, se levantando pra ajudar o país com sua raça, persistência e vontade de vê-lo se tornando um país desenvolvido e justo. Um país de gente trabalhadora e inteligente. Se continuarmos priorizando objetivos secundários isto não acontecerá... Faça tua parte, Jovem Cristão!

0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou disso?

Tecnologia do Blogger.