quinta-feira, 15 de maio de 2014

Criados para o ritmo


Dias atrás eu realizei um movimento muito simples, involuntário e banal: cocei a cabeça (carecas possuem esse hábito rs). Depois de coçar minha cabeça, percebi que o fiz em movimentos ritmados, entao comecei a refletir em como Deus criou quase tudo no homem perfeitamente sincronizado e regido por algum tipo de ritmo.

Pode parecer loucura o que estou falando, mas se você observar, irá perceber que para quase tudo que o corpo do ser humano faz, existe um compasso, existe uma simetria. Observe como a tosse é ritmada, um soluço, as batidas do coração, o movimento da garganta enquanto engolimos água, a mastigação, uma caminhada, a forma como você lava as mãos, etc. Para todas essas atividades puramente instintivas, existe um ritmo, uma marcação constante de tempo, em que você não precisa raciocinar para fazer a simetria acontecer. Simplesmente acontece! Só de imaginar que Ele fez tudo isso planejado, wow, cara, Deus é perfeito demais!!

Sei lá se penso nesses tipos de coisas por gostar muito de música, onde todos esses conceitos de ritmo, sincronismo e compasso se aplicam, mas são nessas coisas simples, e aparentemente inúteis, que Deus fala comigo e me faz refletir sobre o relacionamento Dele conosco.

Deus criou o homem no mesmo ritmo Dele, ou seja, com uma mente parecida com a Dele ("façamos o homem à nossa imagem, conforme nossa semelhança..." Gênesis 1.26 NVI) para encontrar-se com ele todas as tardes e ali desfrutar de uma comunhão exclusiva. O inimigo descontente com essa situação, inseriu o pecado no mundo, com o intuito de quebrar essa simetria entre Deus e homem.

Desde então, o homem tenta por si mesmo reencontrar a sincronia do compasso divino. Não obtêm sucesso, não cessa a busca pela sincronia com o Mestre, porém continua a busca da maneira errada. Essa busca pela aproximação com Deus ocorre mesmo que involuntariamente. Observe como nada do que já foi inventado pode suprir completamente as necessidades do ser humano, como se sempre faltasse algo, e mesmo que por um tempo satisfaça, logo o homem ficará entediado e voltará a desejar outra coisa. Isso ocorre porque sempre haverá um vazio na alma do ser humano que somente Deus pode preencher. 

Jesus, o único na história que poderia nos levar de volta à presença do Pai, em plena consciência disso, disponibilizou-se para reconstruir o relacionamento entre Deus e homem, nos amando e se sujeitando ao nosso ritmo para nos levar novamente ao ritmo Dele!!

Cara, Jesus é o único caminho de volta para Deus!! Permita que o Espírito Santo te conduza de volta ao ritmo Dele, à sincronia com o Pai, ao compasso do Mestre!! Mergulhe Nele!! 

"Jesus respondeu: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém pode chegar ao Pai a não ser por mim." João 14.6 NTLH



1 comentários:

Netto Britto disse...

Ótimo post, Fábio! Tudo o que fazemos é uma canção para Ele! Por isso a Criação o louva instintivamente! hahaha

Postar um comentário

O que você achou disso?

Tecnologia do Blogger.