sábado, 1 de fevereiro de 2014

Conte até nove - parte 5

“Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, 
a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, 
a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei.” 
Gl. 5:22,23 – NTLH

Olá pessoal!!

Já estamos na metade da nossa série sobre o fruto do Espírito. Hoje falaremos um pouco sobre a delicadeza, que é a quinta característica trazida na versão da Bíblia que tenho acompanhado, a NTLH - nova tradução na linguagem de hoje...

Esta característica do Espírito Santo em nós diz respeito ao modo como tratamos as pessoas ao nosso redor. A delicadeza não é uma característica apenas das mulheres, os homens também DEVEM ser delicados na maneira de tratar os outros.


Vou relembrá-los do versículo que escrevi na postagem anterior: "A resposta delicada acalma o furor, mas a palavra dura aumenta a raiva." Pv 15:1. Se soubéssemos usar dessa delicadeza ao responder a algumas pessoas poderíamos evitar tantos desentendimentos, tantas discussões e tanta mágoa!

A delicadeza vai além da educação. Ser educado com as pessoas não é mais que obrigação, porém, aqueles que são guiados por Deus sabem ser humildes e responder com delicadeza até mesmo àqueles que são rudes.

Um dos bons motivos de falar delicadamente com as pessoas é porque se você assim não fizer terá que se arrepender e pedir perdão. A tarefa será bem mais difícil, pois a pessoa a quem você falou algo indelicado já terá ficado magoada, e as palavras ditas são como vento, não voltam atrásjamais!

Deus criou o homem para viver em comunhão com ele e com todos os outros. "Segui a paz com todos" é o preceito que encontramos no livro de Hebreus 12:14. Jesus é o nosso grande exemplo, mesmo depois de entregue aos soldados que o torturavam em momento algum ele foi indelicado ou rude, mas continuou sendo manso e tudo suportou para nos ensinar a maneira de viver que agrada a Deus!

Vou deixar um trecho de uma música do estimado Sérgio Lopes, que também pretendo trazer na última postagem da série que trata do domínio próprio, pois este é o título da canção...


"Eu preciso dominar meu coração
Eu preciso dominar meu coração

Para não ter que me arrepender do que eu falar
Preciso dominar meu coração"

Eu sei que você é capaz de ser mais delicado da próxima vez que alguém lhe desagradar. Ou mesmo, nem precisa que isso chegue a acontecer, seja mais gentil, mais delicado na forma como fala com as pessoas. Não aumente o tom de voz. Não aponte o dedo na cara de ninguém. Não dê as costas enquanto alguém ainda fala com você. Não ignore ninguém nem lhe seja indiferente. Não seja irônico nem sarcástico. Alguns relacionamentos são como cristais preciosos, precisam ser cuidados com delicadeza! Valorize as pessoas. Importe-se. Ame-as, mesmo se te magoarem. Ore por elas. Dê flores a alguém e lhe peça perdão... Deus te recompensará grandemente pela sua forma de viver... seja ela boa ou má! Domine seu coração, domine suas palavras, domine suas atitudes!

Que Deus nos ajude!

0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou disso?

Tecnologia do Blogger.