sábado, 18 de janeiro de 2014

Conte até nove - parte 4

“Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, 
a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, 
a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei.” 
Gl. 5:22,23 – NTLH


Ouvimos falar que a paciência é uma virtude. No nosso dia a dia ela é rara. Pequenas contrariedades nos fazem perder a paciência com as pessoas. Porém a Bíblia nos ensina a ir contra essa natureza humana de irritabilidade fácil e moderar nossas atitudes, nossas palavras começando pelos pensamentos.

O livro de Provérbios é encantador e um dos versos que gosto muito é o primeiro do capítulo 15: "A resposta delicada acalma o furor, mas a palavra dura aumenta a raiva." Esse verso colocado em prática é extremamente poderoso, é capaz de evitar brigas e discussões quando deixamos nossa paciência nos controlar.

A Bíblia fala ainda para amarmos nossos inimigos e abençoarmos aqueles que nos perseguem (Mt 5:44). Alta dose de paciência para tornar isso realidade! Fala também para suportarmos uns aos outros em amor (Cl 3:13). Se suportar já é difícil, quem dirá em AMOR... Isso deve acontecer naqueles dias em que o nível da nossa paciência já está na reserva. Então contamos até dez (ou até nove!) e lembramos que o Espírito Santo frutifica em nós paciência.

Sim! Isto vem do Senhor. Pelas nossas próprias forças somos incapazes de suportar, perdoar ou amar. É um dom de Deus. Deus deseja que tenhamos paciência com nossos irmãos!!

#

E quanto à paciência que devemos ter em Deus... Um dos significados do dicionário para paciência me chamou a atenção: "Qualidade de quem espera com calma o que tarda." Ninguém gosta de esperar, mas esperar é necessário e esta descrição diz que o paciente espera com calma. Como é difícil manter a calma. Mas como está escrito em Eclesiastes 3, tudo tem seu tempo determinado e o tempo de espera faz parte da vida! 

O Salmista no capítulo 40 verso 1 diz: “Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.” Precisamos aprender a esperar com paciência. Pois, o que se espera? Algo que ainda não se vê. Algo que está para chegar. Ver se passando as horas, quem sabe, os dias, meses até mesmo os anos, não é nada fácil. Mas se esperamos em Deus podemos ter certeza de que Ele nos atenderá. E também não tardará, porque Ele sabe o tempo certo de todas as coisas!

“A paciência com os outros é amor. A paciência consigo próprio é esperança. A paciência com Deus é fé”

0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou disso?

Tecnologia do Blogger.