sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Ouvidos Construtivos


Creio que todos nós em alguns momentos fomos criticados por outros. Crítica não é algo que nos alegramos em receber, não é mesmo? Pois bem. Podemos dizer que há, de modo geral, dois tipos de críticas: As que destroem e as que constroem.
Somos tendenciosos a ouví-las, muitas vezes nos armando de arrogância, pois não queremos admitir os fatos. No entanto, até mesmo quando nos são dirigidas com palavras mal empregadas, podem ser ouvidas e processadas construtivamente.
Um exemplo: - Você está gorda!
Essa é uma frase de impacto negativo para quem ouve e grosseiro para quem fala. Dessa maneira, poderia ser interpretada como humilhação e por que não, discriminação.
Caso a frase fosse dita assim: - Vejo que você está mais encorpada!
Se a pessoa tiver seus ouvidos destrutivos, a reação ao recebê-la, será parecida com a frase grosseira acima. A verdade é que aos ouvidos ruins, não existem palavras que possam alterar a verdadeira intenção de uma frase.
Agora, se alguém nos fala isso e sabemos (a gente sempre sabe) que realmente estamos fora do corpo ideal, logo questionamos:
-Mas está dando pra notar? Preciso fazer algo, entrar no eixo e cuidar para não perder a saúde. 
Quando você ouvir uma crítica de alguém, entenda que geralmente ela poderá cooperar para sua evolução. Se estiver relacionada a alguma atitude comportamental, preste mais a atenção em você (com sinceridade! Não se boicote), pois, as pessoas que te cercam, que convivem mais com você, são as que mais te conhecem. Ouça o que elas têm a dizer a seu respeito e busque melhorar seus relacionamentos, com mudança de atitude!
Defender-se, é, realmente, uma tentação. Não falo para você ser manipulável. E sim, para que você tenha consciência de que depende de você, avaliar uma crítica destrutiva ou construtiva. Vai depender dos ouvidos do seu coração.
Nem todos os que o criticam querem te fazer mal. A maioria, até mesmo sem saber, quer ver você melhorar. O próprio Senhor nos exorta durante toda a nossa vida, para que sejamos transformados. E Sua Palavra nos mostra que Ele faz isso por amor, para forjar nosso caráter cristão. E assim como as críticas do mundo, começamos a achar que o Senhor está nos punindo.
“Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.” Hebreus 12:6 
Aprendamos então a fazer de cada crítica, um passo para a nossa evolução.
'Senhor, mostre-me a verdade que há nessa crítica. Ensine-me o que preciso aprender com ela, em o nome de Jesus.'
No amor de Cristo,
@rhanusia e @tavaresbru

0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou disso?

Tecnologia do Blogger.